Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

Lula volta ao Ceará, reúne lideranças e encontra palanque mais disputado em Fortaleza

Lula participa, pela manhã, das celebrações pelo aniversário dos programas de microcrédito urbano (Crediamigo) e rural (Agroamigo) na sede do BNB
Lula visitou o Ceará em maio para lançar programas na educação. Foto: Beatriz Boblitz

Compartilhar:

O presidente Lula (PT) visita o Ceará nesta sexta-feira, 31, pela segunda vez desde que assumiu a Presidência. Em evento em Fortaleza, Lula participa, pela manhã, das celebrações de aniversário dos programas de microcrédito urbano (Crediamigo) e rural (Agroamigo) na sede do Banco do Nordeste (BNB). O presidente esteve no Estado em maio deste ano, quando lançou o Programa Escolas de Tempo Integral. Na oportunidade, o petista também cumpriu agenda no Crato, na região do Cariri, onde assinou medida provisória que criou o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica.

A vinda do presidente deve reunir uma série de lideranças da base aliada do governo estadual, assim como ocorreu da última vez, quando marcaram presenças prefeitos, deputados estaduais e federais, além de vereadores e lideranças locais do Interior do Estado. Em resposta ao OPINIÃO CE, a assessoria do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), disse que há expectativa de que o gestor participe do momento. Na última vez em que Lula cumpriu compromissos oficiais na capital cearense, no lançamento de pacotes para a Educação, Sarto alegou estar “com síndrome gripal”. O prefeito é aliado do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que concorreu às eleições presidenciais em 2022.

Quase quatro meses após sua última passagem por Fortaleza, Lula encontra um cenário mais denso dentro de seu próprio partido. O PT tenta incorporar nos quadros da sigla o presidente da Casa, Evandro Leitão, que recebeu carta de anuência do PDT para deixar a agremiação. Evandro quer disputar a Prefeitura de Fortaleza em 2024. Por outro lado, o partido tem nomes históricos no jogo, como da deputada federal Luizianne Lins, que já anunciou sua pré-candidatura à Prefeitura. Segundo o colunista Roberto Moreira, a saída de Evandro do PDT e seu futuro partidário também já entraram no radar do presidente para as articulações do próximo ano. Evandro, por enquanto, desconversa: “vamos conversar e decidir no momento oportuno”, afirma.

Para lideranças locais como José Guimarães, líder do governo na Câmara, a definição do nome do partido em Fortaleza levará em consideração o fortalecimento do palanque para Lula em 2026. Guimarães avalia, dentro desse cenário, que Evandro foi um nome importante para o petista, inclusive, no segundo turno da eleição presidencial em 2022.

CREDIAMIGO

O programa Crediamigo comemora 25 anos atendendo, atualmente, cerca de 2 milhões de pessoas em quase 2 mil municípios na área de atuação do BNB. A carteira ativa é próxima a R$ 5 bilhões. Já o Agroamigo beneficia 1,3 milhão de produtores rurais com microcrédito. A carteira ativa do programa é de R$ 6,6 bilhões. Em 2023, o programa comemora 18 anos de existência.

“É sempre uma alegria ter o nosso presidente Lula no Ceará. Ainda mais pra comemorar os 25 anos de um programa tão importante para o desenvolvimento do Nordeste, como o Crediamigo. Pode chegar, presidente, que estamos de braços abertos para recebê-lo”, comentou o governador Elmano de Freitas (PT), em suas redes sociais, nesta quinta-feira, 31. Nesta sexta, também consta na agência presidencial uma visita às obras do Ramal do Apodi, no Rio Grande do Norte. Inicialmente, o presidente visitaria obras da Transnordestina em Iguatu, no Ceará, na mesma data, mas a agenda foi suspensa. Segundo José Guimarães, uma nova data será marcada.

“Há 13 anos eu estava ao lado do presidente Lula na comemoração dos 5 anos do Agroamigo, do Banco do Nordeste. Amanhã [1º], o nosso presidente estará mais uma vez no Ceará, dessa vez vamos celebrar os 18 anos do Agroamigo e 25 anos do Crediamigo“, comemorou Guimarães, também pelas redes sociais. Também deve fazer parte da agente o ministro da Educação, Camilo Santana (PT).

Em discurso na Assembleia Legislativa nesta quinta, o deputado e presidente municipal do PT em Fortaleza, Guilherme Sampaio, frisou a importância do programa como uma ferramenta transformadora para pessoas que precisam de financiamento para seus negócios e não conseguiriam créditos em agências bancárias. “O programa não se resume apenas aos recursos. É sobre a crença na capacidade do outro de trabalhar, criar, empreender, gerar emprego e renda”, disse.

AGENDA NO CEARÁ

Existe, ainda, a expectativa de que Lula volte ao Ceará ainda neste mês. Na última semana, o ministro Camilo Santana adiantou, em evento em Fortaleza, que o petista deve vir ao Ceará até o fim de setembro para anunciar oficialmente a primeira base do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) fora de São Paulo. No começo de agosto, os ministérios da Defesa e da Educação oficializaram um o acordo de cooperação para elaboração de estudos preliminares para a criação de um campus avançado do ITA ou de uma faculdade de engenharia vinculada ao Instituto Tecnológico em Fortaleza.

“O presidente Lula está empolgado, assim como o ministro Mucio [Monteiro Filho], do Ministério da Defesa, ao qual o ITA é vinculado. Ele estará aqui, nesta semana, para visitar as instalações, porque a ideia é utilizar a Base Aérea [de Fortaleza] para ser a sede. Espero que até o final de setembro o presidente Lula venha ao Ceará para anunciar esse importante legado para o povo cearense, até porque a maioria dos alunos que passam no ITA são cearenses“, disse Camilo, na segunda-feira, 28 de agosto.

Cerca de 40% dos aprovados na seleção para o instituto são alunos do Ceará. A instalação do campus deve ampliar a capacidade de desenvolvimento tecnológico e educação de alto nível na região Nordeste.

[ Mais notícias ]