Menu

Lula lança pedra fundamental do ITA em Fortaleza na próxima semana, confirma Elmano

Presidente Lula em visita ao Estado, ao lado do ministro da Educação Camilo Santana (PT) e do governador Elmano de Freitas (PT). Foto: Beatriz Boblitz/Arquivo Opinião CE

O presidente Lula (PT) deve vir a Fortaleza no próximo dia 18 de janeiro, quinta-feira da próxima semana. A informação foi confirmada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), em live semanal nesta quarta-feira (10). O chefe do Executivo nacional vem à capital cearense para o lançamento da pedra fundamental para o Campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza, o primeiro fora de São Paulo. A nova unidade será instalada no espaço da antiga Base Aérea da Capital. Esta é a terceira vez que o presidente viaja à cidade desde que reassumiu o Palácio do Planalto.

Em live anterior, Elmano afirmou que Lula vem a Fortaleza para “assinar a legalização e os documentos necessários para o ITA se instalar no Ceará”. Além do presidente, estarão presentes na ocasião o ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT); o ministro da Defesa Civil, José Múcio (PRD); e o comandante da Força Aérea Brasileira, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno.

No final do ano passado, o governador anunciou que o Ministério da Educação (MEC) vai transferir R$ 50 milhões para o Governo do Ceará para o início das obras do campus. À época, Elmano anunciou que Camilo garantiu a quantia para adaptar a antiga Base Aérea de Fortaleza e dar local à nova sede do ITA. Anunciado ainda no último mês de junho de 2023, as obras da instituição de educação a ser localizada na Avenida Borges de Melo serão lideradas pelo Executivo estadual, por meio da Superintendência das Obras Públicas (SOP)

ITA

Com o Comando da Aeronáutica, o ITA é um centro de excelência com cursos de graduação e pós-graduação em áreas afins da engenharia, sendo o setor aeroespacial o de maior destaque, oferecendo alimentação gratuita e moradia de baixo custo aos seus alunos. Os alunos cearenses representam uma média aproximada de 40% de aprovação dentre todos os estados.