O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá vir ao Ceará no mês de dezembro, para anunciar a instalação de uma unidade do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. “Em dezembro, vou ao Ceará anunciar a instalação do ITA, um prêmio aos estudantes deste estado. É uma decisão importante para o Nordeste”, disse Lula em live em suas redes sociais. No início de outubro, um relatório para a instalação do Campus no Estado já havia sido aprovado, faltando apenas a aprovação do presidente. Os estudos para a implementação do Campus no Ceará avaliaram a estrutura física da antiga Base Aérea de Fortaleza, no bairro Aerolândia.
Segundo o governador Elmano de Freitas (PT), a instalação da unidade é uma grande conquista para o Nordeste e para o Norte do país. “Saio hoje orgulhoso de todo o trabalho que vem sendo realizado. Imaginar que isso vai ser realizado no Nordeste brasileiro, em Fortaleza, é motivo de muito orgulho. Teremos um futuro brilhante para o nosso país e para a nossa região”, comemorou o chefe do Executivo cearense, à época do anúncio da aprovação do relatório.
Ainda conforme o petista, a proposta é que a unidade tenha todos os cursos já existentes no ITA, e que o processo seletivo seja o mesmo da unidade Paulista. O governador ressaltou importantes estudos do Estado a serem aplicados no Instituto. “O Ceará tem desenvolvido uma busca de investimentos, já temos investimentos importantes na área de energia renovável, assim como tem ideias de áreas da Ciência da Computação”.
“Tenho absoluta segurança que tudo que está acontecendo no Nordeste, na área de energia renovável, de hidrogênio verde, com investimentos que temos da FioCruz, com parceiros da França, que vão desenvolver pesquisas no nosso Estado, e a chegada do ITA, [tudo isso] representará um grande avanço de conhecimento, da pesquisa e desenvolvimento para o Brasil e para a nossa região”.
ESCOLHA DO CEARÁ
A escolha do Ceará como o segundo Estado a receber uma unidade da instituição não é por acaso. Neste mês de outubro, o Estado se destacou novamente com 40% dos aprovados no Instituto. Em live semanal, Elmano pontuou que “o resultado excelente mostra o grande potencial da educação do Estado”. Esta será a primeira unidade do ITA fora de São José dos Campos, em São Paulo, onde o ITA se tornou uma referência na educação superior brasileira.