Voltar ao topo

7 de dezembro de 2024

Em São Sebastião, Lula promete reconstrução de casas em áreas seguras

No pronunciamento, realizado no começo da tarde, Lula destacou em mais de um momento a união entre os governos
Foto: Reprodução/Instagram

Compartilhar:

Em São Sebastião, município paulista fortemente afetado pelas chuvas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira, 20, que o governo federal irá trabalhar na construção de casas para atender quem perdeu a moradia em razão da catástrofe. Lula, que estava em dias de folga na Bahia, foi a São Sebastião acompanhado de nove ministros e se reuniu com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e com o prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB).

No pronunciamento, realizado no começo da tarde, Lula destacou em mais de um momento a união entre os governos, cenário que, em sua avaliação, não era visto “há muito tempo”.

“Queria mostrar a vocês uma cena que há muito tempo vocês não viam: um governador, um presidente, um prefeito, sentados numa mesa em função de algo comum que atinge a todos nós. A presença do governador, do prefeito, dá demonstração de que é possível exercer nossa função na democracia mesmo quando temos partidos diferentes ou pensamos de forma divergente“, disse Lula.

O presidente chegou a pedir que Tarcísio, apoiado por Jair Bolsonaro (PL) durante as eleições, se aproximasse durante seu pronunciamento. “Essa parceria é uma fotografia boa para nosso País. Que coisa bonita e simples, nós estamos juntos, acabou a eleição”, disse Lula, que pediu orações pelas vítimas e para que a cidade não receba mais chuvas.

Auxílio

De acordo com Lula, São Sebastião, onde foi registrado até agora o maior número de mortes, terá o auxílio do governo federal para a reconstrução de casas. O petista pediu que o prefeito da cidade localize um terreno “seguro” para que essas moradias possam ser erguidas à população que perdeu suas casas. “Você vai ter certeza que a resolução de problemas para construção de casas para pessoas que perderam vai acontecer de verdade”, disse o presidente.

O ministro das Cidades, Jader Filho, ficará responsável por auxiliar na tarefa.

Lula foi a São Sebastião acompanhado pelos ministros da Casa Civil, Rui Costa, dos Transportes, Renan Filho, do Esporte, Ana Moser, da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goes, das Cidades, Jader Filho, da Secretaria-Geral, Marcio Macêdo, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, e de Portos e Aeroportos, Márcio França. As informações são do Estadão.

[ Mais notícias ]