Voltar ao topo

20 de março de 2025

Lula mantém estabilidade, Bolsonaro sobe e Ciro cai um ponto em pesquisa Datafolha

Lula soma 47% e Bolsonaro, 32%. Candidato do PDT, Ciro Gomes aparece em terceiro lugar, com 7%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 2%. Entre os ouvidos, 6% disseram que irão votar branco ou nulo no dia 2 de outubro
Foto: Isac Nóbrega/PR

Compartilhar:

O ex-presidente Lula (PT) tem 47% das intenções de voto na disputa pelo Palácio do Planalto, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 18. Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) soma 32%. Unindo os votos válidos, o petista tem 51%. Quem tiver 50% mais um voto sai vencedor ainda no primeiro turno.

O candidato do PDT, Ciro Gomes, aparece em terceiro lugar, com 7%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 2%. Entre os ouvidos, 6% disseram que irão votar branco ou nulo no dia 2 de outubro. Este é a primeiro levantamento do instituto realizado após o início da campanha eleitoral, que começou oficialmente na terça-feira, dia 16.

Marca também o período em que o Auxílio Brasil passou a ser concedido com aumento de R$ 200, bem como o do início da entrega do voucher a caminhoneiros e do voucher a taxistas. Na pesquisa Datafolha anterior, do final de julho, Lula somou 47%, Bolsonaro teve 29% e Ciro Gomes totalizou 8%.

VOTO ENTRE AS MULHERES
Bolsonaro oscilou dois pontos para cima entre as mulheres e agora tem 29%; Lula oscilou de 46% para 47%. O público feminino é um dos principais alvos da campanha do atual presidente, que tenta reduzir a desvantagem em relação ao petista.

Lula vence Bolsonaro em três das cinco regiões brasileiras e empata tecnicamente na linha da margem de erro em uma. No Sul, Bolsonaro sai com a vantagem: 44% ante 32% do ex-presidente. A maior vantagem do petista é no Nordeste (57% ante 24%). No Norte, Lula tem 43%; Bolsonaro, 41%.

No Sudeste, Lula ganha de Bolsonaro com 44% ante 32% do rival; no Centro-Oeste, o petista tem 42%; o chefe do Executivo tem 36%. Na pesquisa espontânea, isto é, sem mostrar a lista de candidatos, Lula tem 40% das intenções de voto e é seguido por Bolsonaro, com 28%. 22% dos entrevistados disseram não ter decidido o voto.

O instituto entrevistou 5.744 eleitores nos dias 16 e 18 de agosto em 281 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no protocolo sob o número BR-09404/2022.

GENIAL-QUAEST DE QUARTA-FEIRA
Pesquisa Genial-Quaest divulgada na última quarta-feira, 17, mostra que, se as eleições para a Presidência da República fossem hoje, o ex-presidente Lula teria 45% dos votos no primeiro turno, enquanto o presidente Bolsonaro, 33%. Dessa forma, mantém-se a diferença de 12 pontos porcentuais registrada no levantamento anterior. Ciro Gomes teria 6% dos votos e a senadora por Mato Grosso do Sul Simone Tebet (MDB), 3%.

Os demais candidatos não pontuaram, enquanto 6% votariam em branco, nulo ou não iriam às urnas. Outros 6% continuam indecisos. Por região, Lula mantém vantagem folgada no Nordeste (61% a 21% de Bolsonaro). O presidente lidera na região Sul, com 46% dos votos, contra 41% de Lula.

Nas demais regiões, segundo a pesquisa, os dois candidatos estão empatados. A pesquisa Genial/Quaest, registrada no TSE com o número 01167/2022, ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 11 e 14 de agosto, em entrevistas nas casas de eleitores em 27 Estados. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, com nível de confiança de 95%.

Desde julho de 2021, a Genial/Quaest realiza pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais. É a mais longa série de sondagens feita presencialmente no país. Na segunda-feira (15) foi a vez do Ipec divulgar seu levantamento, em que Lula lidera as intenções de voto, com 44%, seguido de Bolsonaro, com 32%. Os números são da primeira pesquisa eleitoral feita neste ano pelo Ipec (ex-Ibope).

Ainda segundo o Ipec, Ciro Gomes tem 6% e Simone Tebet, 2%. Num potencial segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista lidera com 51% ante 35% do presidente. Brancos e nulos são 9% e 5% não responderam ou não sabem. Contratada pela TV Globo, a pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de agosto e entrevistou 2.000 eleitores presencialmente. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-03980/2022. A pesquisa tem dois pontos de margem de erro para cima e para baixo. (Com Agências)

[ Mais notícias ]