A atual presidente do PT nacional, Gleisi Hoffmann, assumirá a Secretaria de Relações Institucionais do governo Lula. A confirmação foi dada nesta sexta-feira (28), pela União. Segundo nota divulgada pelo Planalto, o presidente Lula (PT) se reuniu, pela manhã, com a deputada federal e a convidou para assumir a pasta. Com isso, a petista substituirá o atual ministro da SRI, Alexandre Padilha, que foi indicado para o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade.
A posse da nova ministra está marcada para o dia 10 de março, após o Carnaval.
Lula chegou a ser aconselhado por aliados a escolher um nome de partidos do Centrão para fazer a relação com o Congresso, porém, não acatou a sugestão e manteve a pasta com o PT. Outro nome cotado era do deputado federal cearense José Guimarães (PT), líder do governo na Câmara dos Deputados.
Em uma rede social, Lula comentou a escolha de Gleisi para a Secretaria de Relações Institucionais, afirmando que a parlamentar “vem para somar” na interlocução do Executivo com o Legislativo e demais entes federados.
A companheira e deputada federal @gleisi vai integrar o governo federal. Vem para somar na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, na interlocução do Executivo com o Legislativo e demais entes federados. O @padilhando assumirá o Ministério da Saúde.… pic.twitter.com/oD1Fw7ZVCQ
— Lula (@LulaOficial) February 28, 2025
