Voltar ao topo

18 de abril de 2025

Lula e Bolsonaro votam e se mostram ‘confiantes’ com vitória no 2º turno

No primeiro turno, Lula terminou na frente, com 57,2 milhões de votos (48,4%). Bolsonaro, por sua vez, obteve 51,07 milhões (43,2%) de votos
Foto: Rovena Rosa (Lula) e Tomaz Silva (Bolsonaro)/Agência Brasil

Compartilhar:

Os presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) votaram, na manhã deste domingo, 30, em São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. Lula chegou ao local de votação às 9h12, acompanhado de seu vice Geraldo Alckmin (PSB) e apoiadores. Já Bolsonaro, candidato à reeleição, votou na Vila Militar, Zona Oeste do Rio de Janeiro, pouco depois das 8h. No primeiro turno, Lula terminou na frente, com 57,2 milhões de votos (48,4%). Bolsonaro, por sua vez, obteve 51,07 milhões (43,2%) de votos.

Ao sair da urna, Lula beijou o comprovante da eleição, mesmo gesto que fez no primeiro turno, em 2 de outbro. “Estou convencido que o povo brasileiro vai votar no projeto em que a democracia seja vencedora. Em um projeto que a participação popular na definição das políticas públicas seja vencedor”, declarou o petista, em entrevisa. As informações são do G1. O ex-presidente conta com apoio de políticos de centro e direita. Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT), que disputaram o primeiro turno, declararam voto em Lula.

“Em um projeto que a gente possa resgatar as pessoas que estão com fome nesse país, que estão na rua, que estão pedindo esmola. A gente precisa resgatar e inseri-los em uma sociedade civilizada em que as pessoas possam tomar café, jantar, trabalhar, ter um salário, acesso à cultura, ao lazer. Ou seja, as pessoas viverem com cidadania, com toda a decência”, acrescentou.

Já o presidente Jair Bolsonaro tenta se manter no cargo e aposta em um Congresso mais conservador para emplacar promessas de campanha em eventual segunda legislatura. Ao deixar a seção eleitoral, neste domingo, o mandatário disse estar esperançoso sobre o resultado do pleito, que deve ser divulgado após às 17h. “Expectativa de vitória”, disse. Enquanto aguardava a abertura das urnas, o presidente caminhou até onde estavam seus apoiadores e tirou fotos com alguns deles.

“Só temos boas notícias nos últimos dias. Se Deus quiser, seremos vitoriosos hoje à tarde. Ou melhor, o Brasil será vitorioso hoje à tarde”, disse.

Assim como no primeiro turno, houve um forte esquema de segurança para a votação de Bolsonaro, com a presença de militares do Exército e também de policiais militares.

[ Mais notícias ]