Voltar ao topo

17 de julho de 2024

Lula deve anunciar recomposição do orçamento das universidades nesta quarta (19), diz Camilo

"É um simbolismo para mostrar reconhecimento ao papel que nossas universidades e institutos federais fazem para jovens no país inteiro", disse o ministro
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhar:

O presidente Lula (PT) deve anuncia nesta quarta-feira, 19, a recomposição do orçamento das universidades e institutos federais de ensino de todo o País que sofreram sucessivas reduções nos últimos anos. O anúncio será feito em reunião de reitores com o presidente. A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), nesta terça-feira, 18.

“Sabemos o quanto as universidades e institutos foram sucateados nos últimos anos. O compromisso do presidente amanhã [19] é anunciar a recomposição orçamentária, dialogado com reitores e reitoras“, disse Camilo durante o evento Educação Já, promovido anualmente pela organização Todos Pela Educação. O ministro não quis adiantar valores que, segundo ele, serão anunciados pelo próprio presidente.

“É o segundo encontro [com reitores] que o presidente faz no Planalto. É um simbolismo para mostrar reconhecimento ao papel que nossas universidades e institutos federais fazem para jovens no país inteiro“, acrescentou.

Além da recomposição orçamentária, que foi viabilizada por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Transição aprovada no fim do ano passado, o Governo deve anunciar a retomada de obras paralisadas nas universidades e institutos, informou Camilo Santana. Durante o evento do Todos pela Educação, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que não haverá bloqueios na área de educação neste ano. “Vamos executar 100% do orçamento, não vai ter corte para a educação. Tudo o que o Camilo precisar, ele [recurso] vai ter liberado automaticamente“, assegurou.

[ Mais notícias ]