O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, informou, nesta quarta-feira (5), que o presidente Lula (PT) deve cumprir agenda em Fortaleza na terceira semana de junho para tratar de questões da instituição, como a autorização das obras do Campus Iracema e do novo hospital da universidade no Porangabuçu. Conforme o reitor, haverá também o anúncio do repasse federal de R$ 400 milhões para a universidade federal.
As informações foram repassadas por Custódio durante reunião com o Comando Local da Greve de técnico-administrativo, que contou com a presença de docentes e estudantes, nesta quarta-feira. Segundo o reitor, devido aos problemas financeiros da universidade, que envolvem a carência de recursos de assistência estudantil, a redução de bolsas e o colapso do hospital universitário, será necessário o auxílio federal de R$ 400 milhões. Ele ainda afirma que haverá duas janelas até o final do ano para complementar esse valor, já que, sem a compensação, os pagamentos da instituição só seriam possíveis até setembro.
LULA NO CEARÁ
A passagem do presidente pelo Ceará em junho já havia sido confirmada pelo governador Elmano de Freitas (PT), no final de maio, quando adiantou que Lula deve cumprir agenda em Cariri. Conforme as declarações desta quarta, o presidente passará antes pela Capital para autorizar a construção do Campus Iracema e do novo hospital universitário no Porangabuçu. A universidade também está organizando a entrega do título de doutor Honoris Causa para Lula, aprovado pelo Conselho Universitário da UFC.
O Hospital de Alta Complexidade do Porangabaçu foi idealizado para atualizar o Hospital Universitário Walter Cantídio. A nova instalação contará com um centro de tratamento de doenças raras e complexas, um centro de reabilitação, um centro de transplante de alto porte tecnológico e um centro de simulação de tecnologias médicas. A obra do Campus Iracema substituirá o projeto do antigo Acquario Ceará, construindo uma nova sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), que será instalado nas proximidades do Poço da Draga.