O presidente Lula (PT) cumpre agenda no Ceará nesta sexta-feira (2). Em sua quarta visita ao Estado somente este ano, o presidente sancionará a lei que estabelece o marco regulatório para a produção do hidrogênio de baixa emissão de carbono e anunciará a ampliação do programa Pé-de-Meia, ação que disponibiliza poupança de até R$ 9.200 para alunos do ensino médio da rede pública e inscritos no Bolsa Família. Além disso, no sábado (3), o presidente participará da convenção do PT, no Centro de formação Olímpica (CFO), no bairro Passaré, ocasião em que serão oficializadas as candidaturas do deputado estadual Evandro Leitão (PT), presidente da Assembleia Legislativa (Alece), e da deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD), a prefeito e vice, respectivamente, além de vereadoras e vereadores.
Especula-se que o presidente irá a Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, participar da convenção que lançará o deputado estadual Fernando Santana (PT) como candidato a prefeito. As assessorias do PT do Ceará e da Presidência da República, no entanto, não confirmaram a viagem de Lula à Meca do Cariri.
PECÉM
Sobre os compromissos oficiais desta sexta, Lula participa, a partir das 11 horas, da cerimônia de sanção dos projetos de lei 858/2024 e 2308/2023. O evento será no Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Os textos tratam de temas conectados à transição energética, com a instituição do marco legal do hidrogênio de baixa emissão de carbono (hidrogênio verde – H2V), à criação de um Fundo de Investimento em Infraestrutura Social e a investimentos para conclusão da ferrovia Transnordestina.
À tarde, o presidente participa do anúncio da expansão do programa Pé-de-Meia, de incentivo financeiro a alunos do ensino médio que estudam em escolas públicas. A solenidade será no Centro de Eventos do Ceará. Os critérios da expansão serão detalhados durante a cerimônia.
O anúncio da vinda de Lula já era aguardado pela militância petista e foi confirmada na última semana, após encontro com o governador Elmano de Freitas, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o líder do Governo na Câmara, deputado federal José Guimarães. “Reunião em Brasília hoje com nosso presidente Lula, que confirmou a ida ao Ceará na próxima sexta-feira”, escreveu Elmano, na ocasião.
LULA NA CONVENÇÃO
A confirmação de Lula na convenção de Evandro Leitão é tida como momento crucial para a campanha petista à Prefeitura de Fortaleza. A capital cearense é uma das principais prioridades do PT nas próximas eleições municipais, destacando a importância da participação de Lula. Em junho deste ano, o presidente esteve no Ceará para anunciar investimentos em educação e inaugurar um conjunto habitacional. Em janeiro, Lula inaugurou a pedra fundamental do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), na Base Aérea de Fortaleza. Em abril, ele visitou Iguatu, na Região Centro-Sul do Ceará, onde assinou a ordem de serviço para o Ramal do Salgado, uma importante estrutura de segurança hídrica, e vistoriou as obras da Transnordestina.
O OPINIÃO CE realizará a cobertura da passagem do presidente no Ceará e trará todos os detalhes por meio de seus canais oficiais.