O presidente Lula (PT) adiou o embarque à China após ser diagnosticado com pneumonia leve. Na noite de quinta, 23, à noite, o mandatário passou por exames no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, após retornar de viagens que fez à Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro. O embarque para a China estava previsto para este sábado, 25, mas só deve ocorrer no domingo, 26, conforme comunicado da Presidência.
“O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está no Alvorada após exames no hospital Sírio Libanês ontem à noite. O presidente está com pneumonia leve e irá, por conta disso, adiar para domingo o início da sua viagem para a China”, informou, pelas redes sociais.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), estará na comitiva presidencial. A informação já consta no Diário Oficial do Estado. A vice, Jade Romero (MDB), fica no cargo até o retorno do petista. Na China, Elmano deverá cumprir as mesmas agendas de Lula nas cidades de Pequim, Xangai, Shenzhen e Zhongshan, onde participará de reuniões nas referidas cidades para tratar de assuntos de interesse do Ceará.
Conforme o colunista do OPINIÃO CE, Roberto Moreira, a viagem à China gerou grande expectativa entre governantes e empresários brasileiros. Lula vai levando a maior comitiva de brasileiros da história. Além de lideranças políticas, governadores e empresários, está levando diplomatas especializados em negócios para abrir portas. A decisão do governo da China de voltar a comprar a carne brasileira foi uma grande notícia para o agronegócio brasileiro.
AGENDA
O primeiro compromisso de Lula na China seria um encontro com empresários e agentes públicos sobre desenvolvimento sustentável, na segunda-feira, 27, em Pequim. Já os principais eventos diplomáticos da viagem estão previstos para terça-feira, 28, quando Lula terá reuniões com o presidente da China, Xi Jinping, com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji.
O dia 29 será dedicado a um evento empresarial promovido pela Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível e pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com a participação de mais de 240 empresários brasileiros. No dia 30, a comitiva vai a Xangai, onde visitará a sede do Novo Banco de Desenvolvimento, entidade criada pelos Brics (grupo formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul). Na ocasião, a ex-presidenta Dilma Rousseff tomará posse no comando da instituição.
Esta será a primeira viagem de Lula a um país asiático após assumir seu terceiro mandato, mas já é a terceira internacional de Lula no cargo. Antes, o petista foi à Argentina e aos Estados Unidos. A previsão do Ministério das Relações Exteriores é que pelo menos 20 acordos comerciais serão assinados durante a visita.
