A deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), recebeu apoio de demais pré-candidatas pelo partido em outras capitais brasileiras. Em vídeo divulgado pela assessoria da parlamentar, desejam apoio à Luizianne as pré-candidatas Maria do Rosário, de Porto Alegre-RS; Natália Bonavides, de Natal-RN; Carol Dartora, de Curitiba-PR; e Adriana Accorsi, de Goiânia-GO. Em Fortaleza, além da deputada, nomes como dos deputados estaduais Larissa Gaspar (PT), Guilherme Sampaio (PT) e Evandro Leitão (sem partido) – que oficializou carta de filiação ao PT nesta segunda (11) – também concorrem ao Paço Municipal.
Ver essa foto no Instagram
No vídeo, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), ex-ministra dos Direitos Humanos, afirma que Luizianne é “uma força incrível de mulher que nos inspira muito”. A parlamentar presta apoio à sua colega de Casa legislativa, destacando que a ex-prefeita de Fortaleza é uma mulher “preparada, madura e forte”.
“A partir das políticas públicas de Luizianne, a gente viu tanta coisa linda se construir na cidade. Eu mesma, quando fui ministra de Direitos Humanos, pude visitar Fortaleza e ver políticas públicas para mulheres, para pessoas com deficiência… para inclusão aos bairros da cidade”.
A também deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) também deixou seu apoio à candidatura de Luizianne. “Queria deixar o meu abraço à trajetória que a companheira está construindo, e eu quero dizer que ela é mais do que preparada, qualificada e inspiradora para todas nós mulheres do PT, para estarmos participando desse processo que nós vamos no ano que vem”.
Outras duas parlamentares da Câmara dos Deputados, Carol Dartora (PT-PR) e Delegada Adriana Accorsi (PT-GO), também prestaram apoio à pré-candidata de Fortaleza. “Luizianne já foi prefeita por duas vezes e conhece, como poucos, a realidade da sua gente”, disse Carol. “Nossa pré-candidata à prefeita tem o apoio do Partido dos Trabalhadores, principalmente das mulheres”, afirmou Delegada Adriana.
ELEIÇÕES EM FORTALEZA
Apesar da força política capaz de conquistar apoio de fora do Estado, Luizianne não é tida como certa para disputar o pleito municipal em 2024. Nesta segunda, aliás, um episódio foi responsável por provocar ainda mais incerteza ao debate. Acompanhado de colegas parlamentares petistas, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Evandro Leitão, oficializou o pedido para se filiar ao Partido dos Trabalhadores.
Leitão é tido como um dos principais nomes às eleições e, por mais de uma vez na Assembleia, já foi tratado como candidato oficial, mesmo quando seu futuro político seguia indefinido. O pedido de filiação do presidente do Legislativo ao PT vem uma semana antes da decisão judicial que pode desligá-lo do PDT. Tramita na Justiça a carta de anuência concedida pelo presidente do PDT Ceará Cid Gomes (PDT) a Evandro. Na próxima semana, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) deve julgar o recurso apresentado pela Executiva Nacional, contrária a saída de Leitão.
Na ocasião em que apresentou sua proposta de filiação ao PT, aliás, o deputado esteve acompanhado de lideranças como Antônio Filho “Conin” (PT), presidente do PT Ceará; De Assis Diniz (PT), deputado e líder do PT na Assembleia e os também deputados estaduais Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio. Estes dois últimos nomes, aliás, também despontam como pré-candidatos ao Paço Municipal.
Larissa, em suas redes sociais, após o pedido de filiação de Evandro, reafirmou o desejo de disputar o pleito. “Informo que continuo pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza em 2024, defendendo que o PT, neste momento, apresente um programa popular com propostas que enfrentem os problemas causados e/ou aprofundados pela desastrosa gestão pedetista de Sarto e que elimine o risco de crescimento do bolsonarismo em nossa cidade“, destacou.
