O deputada federal e presidente da Fecomércio Ceará, Luiz Gastão (PSD), foi ao Rio de Janeiro cumprimentar e acompanhar a última missa celebrada por Dom Gregório, novo Arcebispo do Ceará. Foi a primeira liderança cearense a acompanhar uma celebração do novo chefe da igreja no Ceará.
“Estive hoje [2], na Catedral São Pedro de Alcântara, para a emocionante celebração de despedida do bispo Dom José Antônio. Após 11 anos de sacerdócio, fica a gratidão por sua profunda dedicação ao serviço religioso em Petrópolis, e inicia-se um novo capítulo na missão episcopal de Dom Gregório – agora como o sétimo Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, nomeação que trouxe grande alegria aos fiéis que serão abençoados por seu pastoreio incansável”, disse.
Diante da renúncia de dom José Antônio Aparecido Tosi Marques como arcebispo de Fortaleza após ter completado 75 anos, o Papa Francisco nomeou dom Gregório Ben Lâmed Paixão para a arquidiocese da Capital em outubro deste ano. Dom Gregório terá a sua posse canônica em em celebração eucarística na Catedral de Fortaleza no próximo dia 15.
DOM GREGÓRIO PAIXÃO
De Aracajú-SE, Gregório nasceu em 3 de novembro de 1964. Estudou Filosofia e Teologia na Escola da Congregação Beneditina do Brasil, entre os anos de 1987 e 1992. Em 2006 foi nomeado bispo auxiliar de Salvador-BA, pelo Papa Bento XVI. Se tornou bispo de Petrópolis no dia 10 de outubro de 2012, onde comandava a arquidiocese da cidade desde então.
Antes do episcopado, lecionou na faculdade São Bento na Bahia e ministrou cursos ligados à área de Antropologia, Sociologia e Teologia em diversas universidades brasileiras. No Mosteiro de São Bento da Bahia, exerceu quase todos os ofícios monásticos. Foi diretor do Colégio São Bento (2000-2005) e da Faculdade São Bento da Bahia (2005-2006). Também dirigiu a Revista Análise e Síntese (2002-2006). Além disso, é doutor em Antropologia Cultural pela Universidade Aberta de Amsterdã, nos Países Baixos.