Voltar ao topo

15 de janeiro de 2025

Luísa Cela sobre a saída da Secult: “seguindo a orientação do meu partido”

Gecíola Fonseca Torres, atual Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna, assume imediatamente no dia 6 de junho a Secult-CE após a saída da filha de Izolda Cela (PSB)
Foto: Divulgação

Compartilhar:

A secretária de Cultura do Ceará, Luísa Cela (PSB), deve deixar a pasta no próximo dia 5 de junho. A orientação de sua saída, segundo Cela, foi dada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), sigla a qual está filiada desde o começo de abril. A informação foi confirmada em uma publicação nas redes sociais. Cela também transferiu o domicílio eleitoral de Sobral para Fortaleza, tornando-se uma possibilidade de candidata a vice de Evandro Leitão, atual pré-candidato do PT rumo ao Paço Municipal.

Gecíola Fonseca Torres, atual Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna, assume imediatamente a Secult-CE após a saída da filha de Izolda Cela (PSB). Na semanda, o governador Elmano também anuncia mudanças em nove setores do Governo. O irmão do presidente do Legislativo, Hélio Winston Leitão, a exemplo, deixou a Zona de Processamento e Exportação para assumir a Secretaria de Infraestrutura (Seinf).

LEIA MAIS: Elmano anuncia reformulação no Governo com troca de nove nomes; confira mudanças

O OPINIÃO CE questionou a pasta da Cultura por e-mail sobre como está sendo o processo de transição das demandas de Cela para Fonseca e quais serão as prioridades a partir da chegada da nova secretária. Em nota, a secretaria informou que a nova secretária Gecíola terá as mesmas prioridades de Cela, alinhadas com o Plano Estadual da Cultura, Plano Plurianual e Plano de Gestão, como a consolidação do Sistema Estadual e dos Sistemas Municipais de Cultura, “com o fortalecimento da institucionalidade das políticas culturais e profissionalização da gestão cultural no Ceará”.

Além disso, a pasta reitera que outra prioridade da Secult é “a regionalização dos investimentos conectados com um planejamento regional”, estabelecendo prioridades pactuadas junto aos municípios cearenses.

Outro aspecto central, ainda conforme a nota, é o aperfeiçoamento da Política de Fomento Cultural, tanto no que diz respeito à eficiência e celeridade na execução dos recursos, como também na formulação desta Política e na pactuação federativa, que também possibilitará uma ação estratégica e articulada para assegurar a democratização do acesso aos recursos públicos.

A Secult Ceará destaca também a dinamização da economia criativa no Estado, com destaque para a criação da Empresa Ceará Filmes; assim como articulação para programa de crédito aos setores criativos.

Serão priorizadas também a modernização da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais, o restauro do Museu do Ceará e a reforma da Praça Almirante Saldanha, além dos procedimentos para execução dos convênios com o MinC para recebimento dos 15 CEUs e 02 MovCEUs. Também terão continuidade as ações anuais, como os eventos estruturantes (Festival Música na Ibiapaba e Mestres do Mundo) e os Ciclos da Tradição.

Sobre os editais da Lei Paulo Gustavo (LPG) lançados em 2023: 07 foram pagos, 04 estão em finalização de pagamento e 10 em processo de formalização. Apenas o Edital Ceará das Artes ainda está em processo seletivo. Todos os pagamentos serão finalizados no mês de julho.

No Instagram, Luísa disse que, além de ser orientação de seu partido, ela segue um alinhamento feito com o governado Elmano de Freitas (PT).

“(…) Saio da Secretaria da Cultura do Ceará para ficar à disposição da agenda e do projeto político do qual faço parte”, escreveu, confirmando que vai se dedicar, até a data-limite, às responsabilidades do cargo de secretária “e na condução do processo de transição. Quem assume a pasta a partir do dia 6 de junho é a atual secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Cultura, Gecíola Fonseca”, confirma Cela.

Leia a nota na íntegra:

Informo aos cearenses que, seguindo a orientação do meu partido e alinhada com o Governador Elmano, saio da Secretaria da Cultura do Ceará para ficar à disposição da agenda e do projeto político do qual faço parte.

Até o dia 5 de junho estarei, oficialmente, dedicada às responsabilidades do cargo de secretária e na condução do processo de transição. Quem assume a pasta a partir do dia 6 de junho é a atual secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Cultura, Gecíola Fonseca.

Reitero o compromisso do Governo, e de toda a equipe que integra a Secult Ceará, de continuar trabalhando pela valorização e pela garantia do direito à Cultura para todas as pessoas.

Reafirmo, ainda, meu comprometimento com a luta e o trabalho cotidiano para alcançarmos as transformações necessárias para termos um Ceará cada vez mais forte, em que a Cultura sempre será protagonista na garantia de uma sociedade diversa, alegre, saudável e com justiça social.

[ Mais notícias ]