Uma das festas gastronômicas mais esperadas do Litoral Leste do Ceará está chegando! O XV Festival da Lagosta será nos dias 12 e 13 de agosto, na Praia de Barreiras, e no dia 14 de agosto, na Praia de Redonda, em Icapuí. Depois de dois anos sendo realizado em formato de circuito gastronômico por conta da pandemia da Covid-19, o festival retoma o formato original, com Arena Gastronômica, shows de grandes atrações, oficinas de gastronomia e a tradicional Regata de Jangadas.
O acesso é gratuito. A abertura oficial será no dia 11, às 19 horas, no Hotel Casa do Mar, na Praia de Tremembé , com a presença de parceiros, autoridades locais e representantes dos restaurantes participantes da Arena Gastronômica. O XV Festival da Lagosta é uma realização do Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí – GDTur.
Dois dias antes do festival, dias 9 e 10 de agosto, às 9 horas, os associados do GDTuR vão participar de duas Oficinas de Gastronomia, com foco na preparação de pratos à base de lagosta. São Oficina de Gastronomia, Sabores e Saberes do Mar e Oficina Terra e Mar do Icapuí. Ambas serão ministradas na pousada Amor a Mar, pelas chefs Van Régia, do restaurante Culinária da Van, de Fortaleza, e Zenaide Santos, da Barraca do João Velho, de Icapuí, e dona das receitas de moquecas mais famosas da praia de Requenguela, também no município.
Nos dias 12 e 13 de agosto (sexta-feira e sábado), a Arena Gastronômica estará das 19 às 22 horas, com 18 expositores de restaurantes associados ao GDTur. Para proporcionar ao público a possibilidade de saborear diferentes receitas com a lagosta, cada estabelecimento disponibilizará em seu cardápio um prato degustação da iguaria. A compra desse prato dará direito a uma Coca-Cola sem açúcar (KS 290ml ou lata 350ml).
O GDTur apoia a pesca legal da lagosta. Para esta edição, os realizadores estimam que sejam consumidos no evento cerca de 500 kg de lagosta, adquiridos junto à comunidade pesqueira de Icapuí, fomentando a economia local.
Além da degustação do principal atrativo do evento, os visitantes vão ter a chance de conferir apresentações de música ao vivo. No dia 12, o espaço será embalado pelo som do músico Geová Costa. E no dia 13, a cantora Koka Mil e o Grupo Arte Brasil vão animar a noite.
Na manhã do domingo, a programação acontece na Praia de Redonda. Às 11 horas, começa a tradicional Regata de Jangadas. Cerca de 20 embarcações guiadas por pescadores de várias comunidades da região vão participar da competição, que é dividida em duas categorias: Jangadas de Pequeno Porte, com até 3 metros de comprimento, e Jangadas de Grande Porte, que possuem comprimento superior a 3,40 metros.
Os navegantes vão percorrer 8 km mar adentro, fazendo balizas pelo percurso até o ponto demarcado pela organização. As três embarcações mais velozes ganham a regata e recebem premiação em dinheiro e um troféu em formato de jangada. “A regata é um momento de manifestação, de confraternização e de mostrar a cultura dos pescadores artesanais”, conta o presidente da GDTur, Eliabe Crispim.
A partir das 13 horas, acontecem as apresentações musicais. A banda de reggae de Icapuí, Maresia, abre a programação e, logo depois, a festa é comandada pelo cantor Erick Farra. Para encerrar a 15ª edição do Festival da Lagosta, tem show da cantora aracatiense Aldynha Vox.