A Prefeitura de Fortaleza finalizou, neste mês, o processo licitatório para a reforma do Parque Urbano Rio Branco, localizado no bairro Joaquim Távora. Com investimento de R$ 4,8 milhões, as obras devem ter início ainda neste primeiro semestre, com duração de 13 meses.
O Parque Urbano Rio Branco ocupa a Zona de Preservação Ambiental (ZPA I), com cerca de 78 mil m², e representa um importante refúgio verde de Fortaleza. A reforma, conduzida pela Secretaria de Infraestrutura (Seinf), prevê melhorias em pisos, paisagismo, áreas de praça, acessos ao parque, ciclorrotas, além de pet place, reforma do anfiteatro, academia ao ar livre, parque infantil e outros serviços.
A reforma em acessos, passeios, equipamentos e mobiliário não terá impacto ambiental, inclusive em relação à arborização e ao curso de água do Riacho Rio Branco.
Para a elaboração do projeto, a Prefeitura de Fortaleza realizou avaliação de espaços, carências, oportunidades e recursos disponíveis, e contou com visitas técnicas e reuniões com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE), da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), do movimento Proparque e do Ministério Público do Ceará (MPCE), quando apresentou detalhamento sobre as obras.
A Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) participou, inclusive, de uma audiência pública no próprio Parque Rio Branco para debate sobre o projeto.
O PARQUE
Criado em 1976, o Parque Urbano Rio Branco está na área de influência de cinco bairros: Joaquim Távora, São João do Tauape, Dionísio Torres, Fátima e José Bonifácio, representando um espaço único para Fortaleza, com diferentes formas de uso e experiências, estreitando a relação entre os frequentadores e o ambiente.
A reforma tem como objetivo recuperar e qualificar o parque para impulsionar o desenvolvimento socioambiental da região, idealizando um espaço cultural, esportivo e de lazer à população.
Além dela, o parque ganhará um plano de manejo, assim como outros 23 parques. O documento fortalece as políticas ambientais do local e norteia seu uso correto, preservando fauna e flora.
A reforma do Parque Rio Branco faz parte de uma política ambiental permanente da Prefeitura de Fortaleza, com resguardo aos recursos naturais, ampliação da nossa cobertura arbórea e requalificação de espaços urbanos.
Em 2022, foram entregues a primeira etapa do Parque Rachel de Queiroz, a reforma do Parque Ambiental do Passaré, que abriga o Zoológico Municipal Sargento Prata e o Horto Florestal Falconete Fialho, além de início das obras na Lagoa de Messejana. No início deste ano, a gestão municipal também assinou a ordem de serviço para as obras na Lagoa do Opaia.