O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Léo Couto (PSB), anunciou apoio a três vereadores para as Presidências das Comissões de Política Urbana e Meio Ambiente; Educação, Ciência e Tecnologia; e Direitos Humanos e Cidadania. Para os colegiados, foram anunciados Gabriel Biologia (Psol), Professora Adriana Almeida (PT) e Adriana Gerônimo (Psol), respectivamente. Os parlamentares possuem forte atuação nas áreas as quais deverão assumir a partir da primeira sessão ordinária da Câmara no ano, na próxima semana.
Os membros vão ser anunciados oficialmente na reunião de instalação das comissões, no qual o membro mais idoso da Casa – ou outro indicado – vai conduzir a sessão inicial e a votação nominal e aberta para eleger os presidentes e vices de cada colegiado. A posse é imediata, com o presidente eleito já assumindo a condução dos trabalhos para o biênio 2025/2026.
Segundo Couto, as escolhas foram feitas levando em consideração “a experiência, a dedicação e o compromisso de cada um dos indicados com as pautas que irão presidir”. De acordo com ele, as lideranças dos parlamentares são “fundamentais para dar mais força ao trabalho realizado pelas comissões”.
Além da Comissão da Educação, Adriana Almeida também está sendo indicada pelo presidente para assumir a Procuradoria Especial da Mulher (Promulher). O apoio, conforme a CMFor, é um reflexo do esforço da Casa para “fortalecer o protagonismo feminino nas esferas de poder”. Conforme o chefe do Legislativo municipal, a escolha da vereadora foi feita com base “na sua experiência e comprometimento com as pautas de gênero e direitos humanos”.