O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que denomina Antônio Carlos Belchior o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto do Mucuripe, em Fortaleza. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (10).
Conhecido como Belchior, o cantor, nascido em Sobral, na Região Norte do Estado, no dia 27 de outubro de 1946, faleceu em 30 de abril de 2017, aos 70 anos. As músicas dele, muitas gravadas nos anos 1970, fazem sucesso até hoje. Como Nossos Pais foi considerada uma das 100 maiores do País.
A homenagem a Belchior é oriunda do projeto de lei de autoria do deputado federal cearense Leônidas Cristino (PDT) . “É uma justa homenagem a um dos maiores e mais brilhantes filhos do Ceará, o grande cantor Belchior”, disse o parlamentar.
PONTE EM ARACATI
Ainda com referência ao estado do Ceará, o presidente Lula também sancionou a lei que denomina Deputado Ernesto Gurgel Valente a mais nova ponte sobre o Rio Jaguaribe, na rodovia BR-304, em Aracati, no Litoral Leste do Ceará. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (10).
Ernesto Valente (1913-2002) nasceu em Aracati. Ele foi deputado federal por três mandatos, de 1967 a 1979. Antes, havia exercido dois mandatos como deputado estadual, de 1955 a 1963. Advogado, foi juiz de Direito em Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe.
Ernesto Valente atuou como secretário de dois ministros (da Justiça, nos anos 1950; e de Viação e Obras Públicas, na década seguinte do século passado). Também dirigiu a Companhia Auxiliar de Empresas Elétricas do Brasil durante o governo João Figueiredo, entre 1979 e 1985.
A proposta é oriunda do projeto de lei do deputado Eduardo Bismarck (PDT). “Ernesto Valente também jamais será esquecido devido à construção da Ponte Juscelino Kubitschek, a pioneira sobre o Rio Jaguaribe em Aracati”, destacou o parlamentar cearense.
Fonte: Agência Câmara de Notícias