Tricolor chega para sua primeira disputa de Copa Libertadores no melhor momento possível
Davida Mota
Especial para OPINIÃO CE
david.mota@opiniaoce.com.br

Após garantir o título invicto da Copa do Nordeste, é hora do Fortaleza mudar o foco para a disputa da Copa Libertadores da América. O Leão estreia nesta quinta-feira, 7, na Arena Castelão, contra o Colo Colo, às 19 horas. Será a primeira vez que um clube cearense participa do maior campeonato entre clubes da América do Sul.
O Tricolor chega para a sua primeira disputa de Copa Libertadores no melhor momento possível. A equipe está invicta na temporada e acaba de se consagrar bicampeã da Copa do Nordeste, além de estar na final do Campeonato Cearense.
Porém, o Fortaleza não terá vida fácil, já que terá no seu grupo duas equipes que já venceram a competição continental. O Leão foi sorteado para o Grupo F, juntamente com River Plate/ARG, Colo Colo/CHI e Alianza Lima/PER.
O grupo conta com equipes bastante tradicionais na competição, os chilenos possuem um título continental, quando venceram o Olimpia/PAR na final, em 1991, e os argentinos são donos de quatro títulos da Libertadores, tendo vencido nos anos de 1986, 1996, 2015 e 2018.
Os peruanos, por sua vez, nunca chegaram a uma final do torneio, porém caíram nas semifinais em duas ocasiões, nos anos de 1976 e 1978. O Fortaleza começará a escrever a sua história a partir desta quinta.
CENA FAVORÁVEL
Não é só o Fortaleza que chega para a competição em um momento favorável. O Colo-Colo, primeiro adversário do Leão, é o líder do Campeonato Chileno, com 17 pontos conquistados em 8 partidas disputadas, com uma campanha de 5 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota.
Os chilenos vêm de uma sequência de quatro vitórias seguidas, marcando 14 gols e sofrendo apenas um neste período. O River Plate, segundo adversário do Fortaleza, além de ser um dos maiores campeões da competição e uma das equipes mais tradicionais da América, também enfrenta um momento bom.
Os argentinos estão na 2ª colocação do Grupo A do Campeonato Argentino, com 16 pontos somados em 8 jogos disputados, com campanha de 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.
A equipe alvirrubra está apenas dois pontos atrás do líder Racing. Além do bom momento, os “Millonarios”, como são conhecidos, vêm de boas campanhas recentes na Libertadores. Tendo vencido em 2015 e 2018, o River Plate foi vice-campeão em 2019 e chegou nas semifinais nos anos de 2017 e 2020.
Apenas o Alianza Lima, último adversário do Leão, não enfrenta um bom momento. Os peruanos estão apenas na 15ª colocação do campeonato nacional, com 6 pontos somados e uma campanha de 1 vitória, 2 empates e 3 derrotas nos 6 jogos que disputou. As três derrotas foram de forma consecutiva, com a equipe sofrendo 6 gols e fazendo apenas 2 neste período.
Com três jogos em casa e três fora, os resultados conquistados como mandante são fundamentais para qualquer equipe que deseja passar de fase. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para as Oitavas de Final do torneio, o 3º colocado ganha vaga, também nas Oitavas de Final, mas da Copa Sulamericana.
Dos quatro primeiros confrontos, o Fortaleza jogará três na Arena Castelão, deixando para decidir as duas últimas partidas longe dos seus domínios. O Leão estreia contra o Colo Colo, na capital cearense, na sequência enfrenta o River Plate, na Argentina, e após isso recebe o Alianza Lima e o próprio River Plate, na Arena Castelão, encerrando o primeiro turno e abrindo o segundo, respectivamente.
O Tricolor encerra a sua participação na fase de grupos visitando o Alianza Lima e o Colo Colo, nessa ordem.
Em meio a fase de grupos da Libertadores, o Fortaleza disputa o Campeonato Brasileiro, que se inicia neste final de semana, os dois jogos da 3ª fase da Copa do Brasil, contra o Vitória, e as duas partidas da final do Campeonato Cearense, contra o Caucaia.
Por causa dessa maratona de jogos, o treinador Juan Pablo Vojvoda, após o título da Copa do Nordeste, falou sobre a importância das condições físicas dos atletas. “Vamos começar a trabalhar para o jogo da próxima quinta, para uma competição muito importante no futebol sul-americano. Primeiro temos que recuperar os jogadores, e a partir daí fazer nosso planejamento para a estreia”, afirmou.