David Mota
david.mota@opiniaoce.com.br
No Brasil, há uma cultura bastante forte sobre a troca de treinadores, a chamada “dança das cadeiras”. Quando um time não vai bem, o primeiro passo, geralmente, é a troca do seu comandante por outro, já que é mais fácil mexer apenas em uma peça, do que em um elenco inteiro.
Porém, no Fortaleza, não é o que deve acontecer, pelo menos no momento. Apesar de uma parte da torcida não estar gostando do rendimento do treinador Juan Pablo Vojvoda, com críticas à escalação, substituições e decisões tomadas pelo comandante, o argentino está com seu cargo seguro. Boa parte da torcida tricolor também entende que não é momento de mexer no cargo e confia no técnico, que para alguns, é o maior técnico da história do clube.
Procurada pelo OPINIÃO CE, a assessoria do clube se manifestou afirmando que não há nenhum movimento que aponte a troca de treinador. Mesmo com a eliminação da Libertadores, o Leão agora segue o seu planejamento na busca de se recuperar no Campeonato Brasileiro e seguir na Copa do Brasil.
A Presidência do clube também foi procurada. Na competição de mata-mata, inclusive, o Fortaleza pode eliminar o seu rival Ceará pelo segundo ano seguido. Na edição anterior, o Leão eliminou o Vovô na 3ª fase e seguiu até a Semifinal da competição, sendo a melhor campanha da história do clube. Já neste ano, o Tricolor venceu a partida de ida das Oitavas de Final por 2 a 0, e a volta acontece na próxima quarta, 13.
No Brasileirão, o Fortaleza está na lanterna, com apenas 10 pontos conquistados em 15 partidas jogadas, e terá que fazer uma campanha de recuperação na competição, para evitar o rebaixamento e, quem sabe, buscar uma vaga em competições internacionais para o próximo ano.
O próximo compromisso é neste domingo, 10, contra o Palmeiras, na Arena Castelão, o Verdão está no outro extremo da tabela e é o líder do campeonato. Vale lembrar que recentemente o treinador recebeu sondagens do Flamengo, para assumir a equipe carioca, porém, o comandante tricolor negou e se manteve no cargo do Fortaleza, aumentando sua credibilidade com o presidente Marcelo Paz, que também tem por característica manter o seu treinador em momentos adversos, como já aconteceu em situações anteriores.
No comando do Leão desde maio de 2021, o treinador já marcou seu nome na história do clube em apenas 14 meses. São três títulos conquistados, os Campeonatos Cearenses de 2021 e 2022, e a Copa do Nordeste de 2022, além de campanhas históricas, como o 4º lugar na Série A do Brasileirão em 2021, que levou o Fortaleza para a Libertadores, pela primeira vez em sua história, a Semifinal da Copa do Brasil 2021, que marcou a melhor campanha da equipe em toda a história, e a classificação para as Oitavas de Final da Libertadores, passando da fase de grupos mesmo tendo sido derrotado nas duas primeiras partidas.
O treinador também conquistou prêmios individuais, como o de melhor treinador do ano no futebol cearense, em 2021, e o de melhor treinador da Copa do Nordeste, em 2022.