Voltar ao topo

21 de julho de 2024

Leão e Vovô na briga por classificação na Copa do Nordeste

Compartilhar:

Neste sábado, em jogos separados, Ceará e Fortaleza disputam pelas quartas de final da Copa do Nordeste

Giovana Brito
ESPECIAL PARA OPINIÃO CE
giovana.brito@opiniaoce.com.br

Ceará joga neste sábado, 5, na Arena Castelão (Foto: Natinho Rodrigues)

O Fortaleza e o Ceará seguem na disputa pela taça da Copa do Nordeste como líderes de seus grupos. A caminhada final definirá os oito clubes classificados para as quartas de final da competição – prevista para começar na metade de março.

O Fortaleza enfrenta o Altos na sétima rodada da competição, a partida ocorre no fim da tarde deste sábado, 5, no Estádio Municipal Lindolfo Monteiro no Piauí.

O Leão é líder do grupo A, com 12 pontos, enquanto o Jacaré ocupa o sexto lugar na tabela do grupo B. O CSA vem de uma campanha tranquila, com dez pontos em quatro jogos, terá o Ceará como adversário em uma peneira pela Copa do Nordeste também neste sábado, às 19h45, na Arena Castelão. Com 11 pontos, o CSA é o segundo colocado no Grupo A do regional. O Ceará lidera o Grupo B, com 12 pontos.

Depois de uma semana sem jogar, o Floresta entra em campo no domingo contra o Atlético-BA, às 15 horas, no estádio Domingão, em Horizonte. Os times estão no sétimo lugar da tabela com 7 pontos com a diferença apenas dos grupos.

COPA DO NORDESTE
No cenário da sexta rodada, o Leão do Pici já está praticamente classificado para as quartas de final, se mantendo em uma zona segura para enfrentar as próximas partidas. O único caso em que perderia a posição do G-4 seria se o Atlético-BA, que está ocupando o 7° lugar, vencesse a partida contra o Floresta e as duas seguintes, mas o time pode ser alcançado pelas três equipes que estão na sequência da tabela e ainda assim dentro da zona classificatória. Além disso, o CSA, Sport e Sampaio Corrêa precisam vencer suas partidas para então desclassificar o Fortaleza.

Na sexta rodada o Leão enfrentou o Bahia, o resultado do duelo de tricolores teve como vencedor o Fortaleza com o placar de três a zero. Não apenas na Copa do Nordeste, o Fortaleza segue na disputa pelo título de Campeão Cearense, além de disputar a Copa do Brasil, o Campeonato brasileiro e estrear na Copa Libertadores da América que está na segunda fase preliminar.

Ocupando o primeiro lugar do grupo B, o Ceará tem 12 pontos e uma situação semelhante ao Fortaleza. A diferença nesta chave, são os sete pontos do último time na tabela – apenas cinco atrás do Vozão. O Ceará precisa alcançar os 15 pontos para seguir no G-4, mesmo sendo ultrapassado pelo CRB, Bahia e Botafogo-PB que disputarão mais três jogos. O Náutico não consegue superá-lo, pois atingirá no máximo 14 pontos.

O Vovô enfrenta adversidades dentro e fora de campo, com a anulação da eleição de Robinson de Castro para a presidência do time pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). A oposição acusa seria algo fraudulento, uma vez que o gestor estaria partindo para o 3º mandato à frente do clube. O Ceará foi desclassificado do estadual, depois de perder a partida contra o Iguatu. Junto do Leão, o Vovô se mantém na série A e participa da 1ª divisão nacional e de eventos da Conmebol. Após vencer o São Raimundo na partida da última quarta-feira, 2, o Ceará garantiu o seu lugar na próxima fase da Copa do Brasil, passando para a segunda fase da competição.

O Floresta está há uma semana sem jogar e valoriza o período de descanso, o que é apresentado como positivo pelo elenco do Verdão da Vila Manoel Sátiro. Porém, é momento de pensar nas saídas do cenário atual do grupo B. O Verdão só continua com chances de classificação porque está a um ponto de distância do Náutico – último colocado do G-4. O clube terá no máximo 13 pontos e depende da derrota de outros times para subir na tabela.

[ Mais notícias ]