Voltar ao topo

21 de julho de 2024

Leão e Vovô fazem lição de casa e vencem partidas nesta quarta

Compartilhar:

Fortaleza e Ceará saem com vitórias de seus confrontos e se classificam para mata-mata das competições internacionais de que participam neste ano

David Mota
ESPECIAL PARA OPINIÃO CE
david.mota@opiniaoce.com.br

Foto: Felipe Santos/Ceará SC

Decidindo as vagas fora de casa, na última rodada de ambas competições, Ceará e Fortaleza conseguiram vencer nesta quarta-feira, 25, os seus duelos e estão classificados para as Oitavas de Final de seus respectivos campeonatos.

O Leão venceu o Colo Colo por 4 a 3, no Chile, pela Libertadores, e o Vovô venceu o Independiente por 2 a 0, na Argentina, pela Sul-americana.

Defendendo a vantagem de poder perder por até um gol de diferença, o Ceará visitou o Independiente, em Buenos Aires, e saiu vencedor. Se mantendo 100% na competição, sendo o primeiro clube brasileiro a se classificar vencendo todas as partidas.

Precisando vencer por dois gols de vantagem, os donos da casa começaram a partida indo para cima e logo no primeiro minuto, Benegas finalizou cruzamento de Lucas Rodríguez, o chute foi por cima do gol, mas com perigo.
Mais uma chegada com perigo do Independiente. Blanco achou Soñora na área, que finalizou no gol e viu João Ricardo fazer boa defesa.

Na sequência, o Vovô chegou com perigo pela primeira vez, mas a melhor chance do jogo até o momento, com Lima chegando pela esquerda e cruzando na área, achando Vina, que se jogou na bola e finalizou para fora, perdendo grande chance de abrir o placar.

Novamente se repetiu a situação de ataque e contra-ataque. Os donos da casa tentaram com Soñora, que recebeu boa bola de Roa e invadiu a área para finalizar e ser travado por Luiz Otávio. No contragolpe, Mendoza achou Vina na área, mas mais uma vez o jogador alvinegro desperdiçou, finalizando em cima do goleiro Sosa.

O fim da primeira etapa reservou grandes emoções. Primeiro, o Independiente chegou com perigo, após Insaurralde completar cruzamento e cabecear com perigo, para excelente defesa do goleiro João Ricardo, salvando o que seria o primeiro gol da partida.

No último lance antes do intervalo, Victor Luís cobrou falta da esquerda diretamente na área, a bola foi disputada e acabou sobrando para Rodrigo Lindoso, que finalizou de primeira com a perna esquerda e viu a bola ainda bater na trave antes de balançar as redes. 1 a 0 para o Vovô.

SEGUNDO TEMPO
Voltando para o 2º tempo, o jogo começou a ficar mais truncado. Com o Ceará aproveitando a vantagem construída e o Independiente tentando a todo custo achar o gol de empate para depois buscar mais dois, em apenas um tempo. Poucas chances de gols foram criadas, e os dois treinadores utilizaram de substituições para melhorar sua estratégia. Eduardo Dominguez lançava o time ao ataque e o auxiliar Lucas Silvestre, já que Dorival Jr havia sido expulso após reclamar da arbitragem, alterava buscando explorar os contra-ataques e se defender.

Após muitas faltas e cartões amarelos distribuídos, o relógio foi passando e o Ceará se aproximando da classificação. Cada minuto que passava, o Independiente se afobava mais nas decisões e o Vovô se aproveitava. No final da partida, em contra-ataque perfeito, Richardson levou a bola até a entrada da área e achou Erick, que cruzou para Mendoza sozinho na área, o atacante colombiano dominou e finalizou de esquerda, sem chances para o goleiro Eduardo Sosa. Era o segundo gol da vitória alvinegra.

Com o resultado, o Vovô se classificou em 1º lugar do Grupo G, vencendo todos os seus jogos e agora aguarda o adversário das Oitavas de Final, que será conhecido após sorteio realizado nesta sexta-feira, 27.

VITÓRIA DO LEÃO
A noite desta quarta ficará para sempre marcada na memória do torcedor tricolor. O Fortaleza foi ao Chile e venceu o Colo Colo por 4 a 3, com Moisés balançando as redes duas vezes, Silvio Romero e Yago Pikachu fecharam o placar. Ceballos duas vezes contra e Leo Gil descontaram para os visitantes.

Com a vitória, o Leão do Pici terminou o Grupo F na 2ª colocação, atrás apenas do River Plate, com 10 pontos conquistados e uma campanha de 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, além de 10 gols marcados e 9 sofridos. Assim, o Fortaleza está classificado para as Oitavas de Final da Copa Libertadores da América. O adversário será conhecido após o sorteio desta sexta, às 13 horas.

Precisando apenas de um empate para conseguir a vaga, o Tricolor começou a todo vapor e abriu o placar logo aos dois minutos, após boa jogada de Moisés pela esquerda, o atacante achou o seu companheiro ofensivo Silvio Romero na área, que recebeu e finalizou no ângulo. 1 a 0 para o Leão.

O Fortaleza ampliou o placar ainda no 1º tempo. Lucas Lima roubou a bola e achou Moisés no campo de ataque, o atacante venceu os defensores na velocidade e saiu na cara do goleiro. Após ter perdido um gol no ataque anterior, dessa vez Moisés caprichou e finalizou no canto, marcando o segundo dos cearenses.

No fim da primeira etapa, o Colo Colo diminuiu o placar. Após boa trama entre Costa e Solari, os chilenos cruzaram buscando o centroavante Lucero na área, o zagueiro tricolor Ceballos mandou contra o seu gol e Boeck nada pôde fazer. O jogo foi para o intervalo com vitória tricolor por 2 a 1.

Mais uma vez a situação começou boa para o Fortaleza. E aos cinco minutos da etapa final, Moisés disparou e novamente venceu a zaga na velocidade, saindo cara a cara com o goleiro. O zagueiro Rojas alcançou o atacante apenas para derrubá-lo e ser expulso, deixando o Colo Colo com um a menos, tendo que virar a partida.

Três minutos depois da expulsão, o Fortaleza já ampliou o placar. Moisés, mais uma vez, disparou do meio campo e não foi alcançado. De frente pro goleiro, o atacante finalizou e viu a bola passar debaixo das pernas do goleiro para fazer 3 a 1 para o Leão.

Antes do meio da segunda etapa, o Tricolor chegou mais uma vez e Silvio Romero achou Yago Pikachu na área, o ala finalizou sem chances para defesa do goleiro Cortés. O Fortaleza abria 4 a 1.

Na sequência, Ceballos fez mais um gol contra, colocando o Colo Colo novamente na partida. Na base da pressão, os mandantes foram para cima e perto do final do jogo, Leo Gil fez mais um, deixando o placar em 4 a 3 para o Fortaleza.

Precisando segurar o resultado no final, o Leão começou a controlar o jogo e o placar se manteve assim. Fortaleza 4 a 3 no Colo Colo e o Tricolor classificado para as Oitavas de Final da Libertadores em sua primeira participação.

[ Mais notícias ]