Voltar ao topo

4 de outubro de 2024

Leão e Vovô chegam ao fim da 16ª rodada e focam no Clássico-Rei

Vovô foi derrotado pelo Fluminense e é o 17º colocado, enquanto Leão empatou com o Palmeiras e segue na lanterna

Compartilhar:

DAVID MOTA
david.mota@opiniaoce.com.br

Foto: Divulgação

Após o término da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, onde o Ceará foi derrotado por 2 a 1 pelo Fluminense, e o Fortaleza empatou em 0 a 0 com o Palmeiras, os dois clubes cearenses finalizam a rodada na zona de rebaixamento. O Vovô ocupa a 17ª posição, primeira do Z4, enquanto o Leão segue em último.

A próxima partida das equipes será justamente um Clássico-Rei, mas pela partida de volta das Oitavas de Final da Copa do Brasil.

Na ida, com mando do Tricolor, vitória do Fortaleza por 2 a 0. Faltando três rodadas para o fim do primeiro turno do Brasileirão, a situação está se complicando cada vez mais para os times cearenses. O Ceará entrou na zona de rebaixamento nesta última rodada, mas tem o mesmo número de pontos da primeira equipe fora do Z4, 18 pontos junto com o Avaí.

A diferença é o critério de desempate, número de vitórias, a equipe catarinense possui cinco triunfos, enquanto o Vovô tem apenas três. Já a situação do Leão é mais crítica. Na lanterna boa parte da competição, a diferença para o Avaí é de sete pontos. Além disso, o Tricolor é a equipe que mais perdeu na competição, com nove derrotas e a que menos venceu, empatado com o Juventude, vice-lanterna, com apenas duas vitórias.

Após os jogos do fim de semana, ambas equipes se reapresentaram nesta segunda-feira, 11, pela parte da tarde, em suas respectivas sedes. Nenhum dos clubes realizou entrevista coletiva. Pela sequência do Brasileirão, o Vovô terá duas partidas seguidas em casa, contra Corinthians e Avaí, encerrando o turno fora de casa contra o Juventude.

O Fortaleza disputará duas partidas consecutivas fora de casa, contra Atlético/GO e Red Bull Bragantino, encerrando o turno, em casa, contra o Santos. Antes de voltar a pensar no Campeonato Brasileiro, as equipes voltam as atenções para o duelo de volta das Oitavas de Final da Copa do Brasil, que acontecerá nesta quarta-feira, 13, às 20 horas, na Arena Castelão, com mando do Ceará.

Na partida de ida, o Leão venceu por 2 a 0 com dois gols de Yago Pikachu, que deve se despedir do Tricolor exatamente nesta partida. O Vovô precisa vencer por dois gols de diferença para levar a partida para a disputa de pênaltis, caso vença com uma margem maior, se classifica no tempo normal, qualquer outro resultado dá a classificação para o Fortaleza.

OUTRAS ESCALAÇÕES
As equipes deverão contar com escalações diferentes das que foram a campo no duelo de ida. O Fortaleza, por exemplo, que jogou com Marcelo Boeck de titular defendendo a meta tricolor, deve ir com Fernando Miguel, que voltou a titularidade no último jogo pelo Brasileirão e fez boas defesas, garantindo o zero no placar.

Já o Ceará, deve ter a volta de Mendoza, que se recuperou de lesão e desfalcou a equipe na primeira partida. O atacante colombiano é o artilheiro do Vovô na temporada.

Tanto Ceará quanto Fortaleza precisam se recuperar na temporada, e uma classificação para as Quartas de Final da Copa do Brasil, ainda por cima eliminando o maior rival, é o que as duas equipes precisam. O Vovô, com exceção das duas vitórias na Copa Sul-Americana, não vence há sete jogos, sendo seis pelo Brasileirão e a partida de ida da Copa do Brasil, mas se classificou para as Quartas de Final da Sul-Americana.

Enquanto o Fortaleza vem de cinco jogos sem vencer, e apesar de ter vencido a partida de ida da Copa do Brasil, é o lanterna do Brasileirão e foi eliminado nas Oitavas da Libertadores.

No ano passado, os dois clubes cearenses conseguiram classificações para competições internacionais, o Leão para a Libertadores, onde foi eliminado no último meio de semana, mas fez campanha histórica, se classificando na fase de grupos e fazendo a segunda melhor campanha de um nordestino na história da competição.

Enquanto o Ceará se classificou para a Sul-Americana, onde também vem fazendo história, chegando as Quartas de Final, com 100% de aproveitamento até o momento, com oito vitórias, tendo o melhor ataque e melhor defesa do torneio, com 22 gols marcados e apenas dois sofridos.

Então, é preciso abrir o olho para o futebol cearense não sair do sonho para a catástrofe em apenas uma temporada. Dificilmente irão se repetir os feitos da temporada passada, mas se deve evitar o rebaixamento para continuar fortalecendo o futebol cearense, garantindo mais um ano na elite do futebol brasil.

[ Mais notícias ]