A deputada estadual Larissa Gaspar (PT) protocolou uma denúncia no Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) sobre o descredenciamento da Unimed Fortaleza à Clínica Adaptro, no bairro Cidade dos Funcionários, na Capital. A clínica, de atendimento a pessoas autistas, recebe 600 crianças, adolescentes e jovens, que realizam o atendimento na instituição.
Para a deputada, a restrição ou diminuição de oferta das terapias e a mudança de terapeutas fere os direitos dos pacientes enquanto consumidores, com repercussões imensuráveis na saúde dessas pessoas e de suas famílias.
“Sabemos que a rede de saúde pública e privada está saturada, não atendendo grande parte dessa população que necessita de acompanhamento terapêutico contínuo. O que deve se exigir dos planos é uma ampliação desse serviço para que garantam o acesso adequado aos referidos serviços a todos os seus contratantes”, acrescenta Gaspar.
Confira a íntegra do ofício enviado por Larissa para o também deputado estadual Fernando Hugo (PSD), presidente do Procon Assembleia:
“Cumprimentando-o cordialmente, a Deputada Larissa Gaspar, Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará, no exercício do seu papel de monitoramento das políticas públicas e acompanhamento das demandas dos(as) cidadãos(ãs) do Estado do Ceará, vem, com o devido acato e respeito, solicitar atuação do Procon Assembleia frente à denúncia de descredenciamento de clínica que realiza atendimento a pessoas com autismo pela Unimed Fortaleza.
Há notícias de que alguns planos de saúde do nosso estado estejam descredenciando ou restringindo o acesso às clínicas que fazem o acompanhamento de autistas. Nosso mandato recebeu denúncia de que a Clínica ADAPTRO – Centro de (Re)Habilitação Integrado (Rua Cônego Braveza, 970 – Cidade dos Funcionários) foi descredenciada, o que acarreta na descontinuidade das terapias de 600 crianças, adolescentes e jovens autistas em Fortaleza.
A restrição ou diminuição de oferta das terapias e inclusive a mudança de terapeutas fere seus direitos enquanto consumidores, com repercussões imensuráveis na saúde dessas pessoas e de suas famílias. É cediço que a rede de saúde pública e privada está saturada, não atendendo grande parte dessa população que necessita de acompanhamento terapêutico contínuo. O que deve se exigir dos planos é uma ampliação desse serviço para garantirem o acesso adequado aos referidos serviços a todos os seus contratantes.”
Na certeza de contar com vossa atenção, agradecemos desde já, ao tempo em que expressamos votos de estima e consideração.
A Unimed enviou uma nota ao OPINIÃO CE sobre o assunto. Leia na íntegra:
“A Unimed Fortaleza esclarece que a clínica Adaptro foi a responsável por solicitar o descredenciamento, de maneira abrupta e unilateral, mesmo estando em curso um processo de alinhamento. A operadora, ciente da importância da rede conveniada para o atendimento de seus beneficiários, está trabalhando ativamente para realocar individualmente os pacientes afetados por essa mudança súbita. Todos os pacientes da Adaptro já foram acionados com sucesso e 65% já estão com agendamentos realizados, demonstrando o comprometimento da Unimed Fortaleza em assegurar a continuidade dos tratamentos.
Para uma melhor compreensão do caso, a operadora informa que a Adaptro comunicou o descredenciamento em 31 de maio de 2024. Após rodadas de alinhamento, iniciadas em 3 de junho, a clínica enviou um e-mail para a Unimed Fortaleza em 28 de junho, voltando e suspendendo o descredenciamento, bem como se comprometendo a atender os pacientes da Unimed Fortaleza até 31 de julho, tempo suficiente para concluir as negociações. No entanto, a Adaptro não cumpriu com o acordo, encerrando abruptamente os serviços.
A Unimed Fortaleza reafirma seu compromisso com a qualidade e a continuidade do atendimento aos seus beneficiários, buscando soluções ágeis e eficazes para minimizar os impactos decorrentes desse descredenciamento. A operadora se coloca à disposição para esclarecer dúvidas e prestar orientações aos clientes da Clínica Adaptro que necessitem de direcionamento ou de mais informações para garantir o atendimento. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone (85) 4020-2111.”