Voltar ao topo

15 de outubro de 2024

Laboratórios de dois hospitais regionais do Ceará recebem certificados de controle de qualidade

Os laboratórios prestam um serviço de apoio no diagnóstico do paciente e esse resultado garante que a assistência é de qualidade
Foto: Divulgação/Sesa

Compartilhar:

Os laboratórios dos hospitais Regional Norte (HRN), em Sobral, e Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, foram certificados pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), que é patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (Sbac). As unidades são da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A certificação foi emitida em conformidade com a avaliação anual de desempenho no PNCQ.

No HRN, a certificação foi conquistada após ensaios de proficiência de controle de qualidade externo. O hospital recebeu a classificação “Excelente” nas determinações das amostras-controle do ensaio de proficiência.

O gerente de laboratório do HRN, Alexandre Costa, reforça que o resultado aponta uma excelência no serviço de apoio à assistência.

“É um controle de qualidade externo que atesta que o laboratório do HRN tem resultados eficazes. Mostra o esforço da equipe para garantir a qualidade em um serviço de extrema importância para a conduta médica. O laboratório é um serviço de apoio no diagnóstico do paciente e esse resultado garante que a assistência é de qualidade”, destaca.

Esse é o primeiro ano que o hospital recebe a certificação. Em anos anteriores, precisamente de 2015 a 2021, o HRN foi certificado pela organização Controle de Qualidade Laboratorial (Contollab). O laboratório do HRN já processou neste ano, até esta quarta-feira, 26, 351.220 exames de 243 tipos. Dentre os exames solicitados pelos profissionais do hospital, 95% são processados na própria unidade, enquanto os 5% restantes seguem para laboratórios terceirizados.

HRSC JÁ É CERTIFICADO

No Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), o laboratório de análises clínicas é certificado pelo PNCQ há quatro anos consecutivos com a qualificação “Excelente”. Mensalmente, técnicos e biomédicos realizam análise de amostras. No fim de cada período, avaliam as não-conformidades. Caso apareçam, investiga-se a causa e são propostas melhorias.

Graças a essas certificações que reconhecem o serviço desde 2018, o laboratório do HRSC reforça uma política de segurança de qualidade, que repercute tanto para os usuários quanto para colaboradores, como avalia o biomédico e gerente, Luiz Gonzaga Júnior.

“Essa avaliação é importante tanto para nossos colaboradores quanto para nossos clientes porque eles vão receber resultados confiáveis, o que favorece no seu diagnóstico correto e acompanhamento clínico. Já para nossos colaboradores, é um reconhecimento do trabalho, o que auxilia na motivação para continuarmos cada vez melhores”, afirma.

[ Mais notícias ]