Os laboratórios dos hospitais Regional Norte (HRN), em Sobral, e Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, foram certificados pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), que é patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (Sbac). As unidades são da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A certificação foi emitida em conformidade com a avaliação anual de desempenho no PNCQ.
No HRN, a certificação foi conquistada após ensaios de proficiência de controle de qualidade externo. O hospital recebeu a classificação “Excelente” nas determinações das amostras-controle do ensaio de proficiência.
O gerente de laboratório do HRN, Alexandre Costa, reforça que o resultado aponta uma excelência no serviço de apoio à assistência.
“É um controle de qualidade externo que atesta que o laboratório do HRN tem resultados eficazes. Mostra o esforço da equipe para garantir a qualidade em um serviço de extrema importância para a conduta médica. O laboratório é um serviço de apoio no diagnóstico do paciente e esse resultado garante que a assistência é de qualidade”, destaca.
Esse é o primeiro ano que o hospital recebe a certificação. Em anos anteriores, precisamente de 2015 a 2021, o HRN foi certificado pela organização Controle de Qualidade Laboratorial (Contollab). O laboratório do HRN já processou neste ano, até esta quarta-feira, 26, 351.220 exames de 243 tipos. Dentre os exames solicitados pelos profissionais do hospital, 95% são processados na própria unidade, enquanto os 5% restantes seguem para laboratórios terceirizados.
HRSC JÁ É CERTIFICADO
No Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), o laboratório de análises clínicas é certificado pelo PNCQ há quatro anos consecutivos com a qualificação “Excelente”. Mensalmente, técnicos e biomédicos realizam análise de amostras. No fim de cada período, avaliam as não-conformidades. Caso apareçam, investiga-se a causa e são propostas melhorias.
Graças a essas certificações que reconhecem o serviço desde 2018, o laboratório do HRSC reforça uma política de segurança de qualidade, que repercute tanto para os usuários quanto para colaboradores, como avalia o biomédico e gerente, Luiz Gonzaga Júnior.
“Essa avaliação é importante tanto para nossos colaboradores quanto para nossos clientes porque eles vão receber resultados confiáveis, o que favorece no seu diagnóstico correto e acompanhamento clínico. Já para nossos colaboradores, é um reconhecimento do trabalho, o que auxilia na motivação para continuarmos cada vez melhores”, afirma.