Voltar ao topo

25 de julho de 2024

Justiça Eleitoral: Prazo para início das convenções partidárias tem início nesta quarta-feira, 20

Os eventos internos das legendas marcam a oficialização da disputa eleitoral e devem ser realizados até 5 de agosto.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhar:

As convenções partidárias para escolha dos candidatos às eleições de outubro próxima passam a estar autorizadas pela Justiça Eleitoral a partir desta quarta-feira, 20. Os eventos internos das legendas marcam a oficialização da disputa eleitoral e devem ser realizados até 5 de agosto. Vale lembrar que os candidatos precisam estar filiados a um partido político. Diante do grande número de filiados que pretendem concorrer, no entanto, as legendas realizam eleição interna para ocupar as vagas que estarão em disputa.

A expecativa é que o pré-candidato ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes (PDT), realize hoje a homologação de seu nome à disputa. O evento deve acontece a partir das 16 horas, durante convenção nacional do partido, em Brasília. Sem vice, Ciro é o primeiro presidenciável que lançará oficialmente a candidatura ao Planalto.

Prazo

Após as convenções, partidos e federações poderão registrar as candidaturas dos escolhidos na Justiça Eleitoral até 15 de agosto. O registro dos candidatos à presidente da República e vice-presidente deverá ser feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já os candidatos aos cargos de governador, senador, deputado federal, estadual e distrital deverão solicitar os registros nos tribunais regionais eleitorais (TREs).

A partir do dia 16 do próximo mês, os candidatos estão liberados para fazer propaganda eleitoral na internet e nas ruas. Até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno, está liberada a realização de caminhadas, carreatas com carro de som, distribuição de material de campanha, comícios e compra de publicidade paga nos meios de comunicação. O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

As informações são da Agência Brasil.

[ Mais notícias ]