Visando promover a conscientização sobre a prevenção de doenças em animais domésticos, a Prefeitura de Fortaleza lança a campanha Julho Dourado. Por meio da disseminação de informações sobre os riscos das zoonoses – doenças transmitidas entre animais e humanos – e os benefícios da vacinação, a iniciativa reforça as ações de prevenção realizadas durante todo o ano pelo Município.
Conforme a Prefeitura, em Fortaleza, neste ano, até 17 de julho, 23.366 vacinas antirrábicas foram aplicadas, sendo 12.452 em cães e 10.914 em gatos. A Capital também realizou, no mesmo período, 31.141 testes para detectar leishmaniose. “É essencial que os tutores compreendam a importância de manter seus pets com vacinas recomendadas atualizadas. Por isso, é fundamental seguir o calendário de vacinação adequado para garantir a máxima proteção do animal e de sua família”, garante Atualpa Soares, gerente da Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos.
“Além da vacinação, outras medidas preventivas são importantes, entre elas, destacam-se o controle de pulgas e carrapatos, o uso de vermífugos regularmente e a manutenção de uma boa higiene, tanto para os pets como para seus ambientes”, enfatiza Atualpa.
ZOONOSES
Transmissíveis entre animais e humanos, as zoonoses são uma preocupação tanto para a saúde pública como para o bem-estar dos animais. Diversas enfermidades podem ser transmitidas entre esses dois grupos, como a raiva, leptospirose, febre maculosa, leishmaniose, toxoplasmose, entre outras. Essas doenças representam um risco real para os animais de estimação e seus donos, destacando a importância da prevenção.
Buscando a prevenção e o controle das enfermidades, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covis), por meio da Célula de Vigilância ambiental e Riscos Biológicos (Cevam), ligada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é a responsável por executar ações e estratégias, direcionadas às populações animais e/ou humanas, de educação em saúde e manejo ambiental. Entre as atividades planejadas pela Covis estão a vacinação permanente contra raiva em cães e gatos; testagem de leishmaniose; vigilância e controle de roedores e vetores (como os mosquitos que transmitem dengue, zika e chikungunya), além de ações educativas.
Segundo a gestão municipal, uma das melhores formas de prevenir as zoonoses é através da vacinação dos animais domésticos. “As vacinas desempenham um papel fundamental na proteção contra doenças infecciosas, ajudando a fortalecer o sistema imunológico dos pets e evitando que se tornem portadores e disseminadores dessas doenças. Além disso, a vacinação também contribui para a erradicação de certas enfermidades, como ocorreu com a raiva em muitos países”, pontua.
PONTOS DE VACINAÇÃO CONTRA ZOONOSES
A Prefeitura de Fortaleza disponibiliza atendimento clínico para cães e gatos por meio da Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que tem atendimentos diários de domingo a domingo, incluindo feriados e através dos Boxes de Zoonoses. São ofertados gratuitamente exame de diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina (calazar), vacinação antirrábica animal e atendimento médico veterinário.
Regional I
Box Vila Velha (no Posto de Saúde João Medeiros )
- Onde: Avenida Dom Aloísio Lorscheider, 982, Vila Velha. CEP: 60348-140;
- Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
- Serviços: exame para diagnóstico da Leishmaniose (calazar) e vacinação antirrábica;
- Tel: 3452 6645.
Regional II
Box Paulo Marcelo
- Onde: rua 25 de Março, 607, Centro. CEP: 60060-120;
- Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
- Serviços: Atendimento com médico veterinário (segunda, quarta e sexta), exame para diagnóstico da Leishmaniose (calazar) e vacinação antirrábica;
- Tel: 3433 9701.
Box Rigoberto Romero (Veterinário somente pela manhã)
- Onde: rua Alameda das Graviolas, 195, Cidade 2000. CEP: 60190-600;
- Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
- Serviços: Atendimento com médico veterinário (manhã), exame para diagnóstico da Leishmaniose (calazar) e vacinação antirrábica;
- Tel: 3433 2746.
Box Aída Santos
- Onde: rua Trajano de Medeiros, 813, Vicente Pinzon.CEP: 60182-186;
- Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
- Serviços: Atendimento com médico veterinário; exame para diagnóstico da Leishmaniose (calazar) e vacinação antirrábica;
- Tel: 3265 6566.
Regional III
Box no Autran Nunes
- Onde: Avenida da Liberdade, 65, Autran Nunes, CEP: 60527-020;
- Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
- Serviços: Atendimento com médico veterinário (manhã), exame para diagnóstico da Leishmaniose (calazar);
- Tel: 3488 3257.
Regional IV
UVZ – Unidade de Vigilância de Zoonoses (sede)
- Onde: rua Betel, 2980, Maraponga (anexo à UECE), CEP:60534280;
- Atendimento: Domingo à Sábado, das 8 às 17 horas (inclusive feriados);
- Serviços: atendimento com médico veterinário, observação de animais agressivos, vacinação antirrábica e exame para diagnóstico da Leishmaniose (calazar);
- Tel: 98970-3564.
Regional V
Box no José Walter
- Onde: avenida D, 300, 2ª etapa, José Walter. CEP: 60750-030;
- Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
- Serviços: Atendimento com médico veterinário, exame para diagnóstico da Leishmaniose (calazar) e vacinação antirrábica, atendimento veterinário.
Box no Conjunto Ceará (UAPS Marciel de Brito)
- Onde: Avenida A, s/n, Conj. Ceará. CEP: 60533-590;
- Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17;
- Serviços: atendimento com médico veterinário, exame para diagnóstico da Leishmaniose (calazar) e vacinação antirrábica.
Regional VI
Núcleo de Zoonoses
- Onde: rua Coronel Dionísio Alencar, 264, Messejana.
Box na Messejana
- Onde: rua Coronel Dionísio Alencar, 264, Messejana, CEP: 60840-390;
- Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
- Serviços: atendimento com médico veterinário, exame para diagnóstico da Leishmaniose (calazar)e vacinação antirrábica;
- Tel: 3452 1837.