Voltar ao topo

17 de junho de 2024

Jovens da rede pública de Fortaleza participam de intercâmbio na Inglaterra

Grupo formado por 22 jovens fará intercâmbio de um mês em Manchester, onde poderão estudar inglês e vivenciar a cultura da região
jovens-da-rede-publica-de-ensino-embarcam-para-a-inglaterra-neste-domingo-09
Foto: Divulgação/Daniel Calvet

Compartilhar:

Estudantes da rede pública de ensino de Fortaleza embarcaram para um intercâmbio em Manchester, na Inglaterra, neste domingo (9). O grupo é formado por 22 alunos do Juventude Digital (JD) e ficarão um mês na cidade, onde poderão estudar inglês e vivenciar a cultura da região. A iniciativa faz parte do Geração Bilíngue, programa de intercâmbio da Prefeitura de Fortaleza.

Durante o último mês, os estudantes selecionados passaram por um curso preparatório de inglês na Embaixada Bilíngue, sede do Fortaleza Bilíngue. Os jovens têm entre 14 e 15 anos e são oriundos da rede municipal de ensino. Os estudantes foram desafiados a criar um jogo com foco em sustentabilidade e os melhores projetos foram premiados durante o JD Digital Festival 2023.

Para a estudante Sarah Stefanny Almeida, de 15 anos, residente do bairro Sapiranga, a expectativa é voltar da Inglaterra fluente no inglês. “Nunca imaginei ir para a Europa. Eu acho que é algo muito de filme. Nunca nem cheguei a pensar que eu iria sair do Brasil e, ainda, passar um mês. Confesso que meu coração tá muito nervoso”, disse a jovem, antes de embarcar.

GERAÇÃO BILÍNGUE

Em 2024, o Geração Bilíngue busca beneficiar 350 estudantes de iniciativas como o Juventude Digital, Fortaleza Bilíngue, Academia Enem e alunos do 9º ano da rede municipal. Os selecionados ganharão um intercâmbio de um mês na Inglaterra, nas cidades de Manchester ou Liverpool, onde poderão aprender inglês e conhecer a cultura local.

Os jovens beneficiados do programa receberão passagens aéreas de ida e volta, hospedagem em casa de família, alimentação (duas refeições diárias), uma bolsa no valor de R$ 2.000,00 mensais, além de seguro de vida e seguro saúde. De acordo com o secretário da juventude, Davi Gomes, o Geração Bilingue é uma oportunidade para jovens que não têm recursos financeiros fazerem intercâmbio.

“Aprender uma nova língua e conhecer outro país vai ser impactante na vida desses jovens. A maioria está saindo do Brasil pela primeira vez. Temos programas da Prefeitura, como o Voa Juventude, que só esse ano mandou mais de 500 jovens para participar de feiras, de eventos, no Brasil e em outros lugares do mundo, e a gente percebe, quando eles voltam para Fortaleza, o impacto que isso tem. Eles viram referência nas suas comunidades, entre os seus amigos, na comunidade escolar, na sala de aula”, observa Davi.

[ Mais notícias ]