Estudantes da rede pública de ensino de Fortaleza embarcaram para um intercâmbio em Manchester, na Inglaterra, neste domingo (9). O grupo é formado por 22 alunos do Juventude Digital (JD) e ficarão um mês na cidade, onde poderão estudar inglês e vivenciar a cultura da região. A iniciativa faz parte do Geração Bilíngue, programa de intercâmbio da Prefeitura de Fortaleza.
Durante o último mês, os estudantes selecionados passaram por um curso preparatório de inglês na Embaixada Bilíngue, sede do Fortaleza Bilíngue. Os jovens têm entre 14 e 15 anos e são oriundos da rede municipal de ensino. Os estudantes foram desafiados a criar um jogo com foco em sustentabilidade e os melhores projetos foram premiados durante o JD Digital Festival 2023.
Para a estudante Sarah Stefanny Almeida, de 15 anos, residente do bairro Sapiranga, a expectativa é voltar da Inglaterra fluente no inglês. “Nunca imaginei ir para a Europa. Eu acho que é algo muito de filme. Nunca nem cheguei a pensar que eu iria sair do Brasil e, ainda, passar um mês. Confesso que meu coração tá muito nervoso”, disse a jovem, antes de embarcar.
GERAÇÃO BILÍNGUE
Em 2024, o Geração Bilíngue busca beneficiar 350 estudantes de iniciativas como o Juventude Digital, Fortaleza Bilíngue, Academia Enem e alunos do 9º ano da rede municipal. Os selecionados ganharão um intercâmbio de um mês na Inglaterra, nas cidades de Manchester ou Liverpool, onde poderão aprender inglês e conhecer a cultura local.
Os jovens beneficiados do programa receberão passagens aéreas de ida e volta, hospedagem em casa de família, alimentação (duas refeições diárias), uma bolsa no valor de R$ 2.000,00 mensais, além de seguro de vida e seguro saúde. De acordo com o secretário da juventude, Davi Gomes, o Geração Bilingue é uma oportunidade para jovens que não têm recursos financeiros fazerem intercâmbio.
“Aprender uma nova língua e conhecer outro país vai ser impactante na vida desses jovens. A maioria está saindo do Brasil pela primeira vez. Temos programas da Prefeitura, como o Voa Juventude, que só esse ano mandou mais de 500 jovens para participar de feiras, de eventos, no Brasil e em outros lugares do mundo, e a gente percebe, quando eles voltam para Fortaleza, o impacto que isso tem. Eles viram referência nas suas comunidades, entre os seus amigos, na comunidade escolar, na sala de aula”, observa Davi.