Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

Jericoacoara recebe estudo sobre segurança em atrativos geoturísticos

Buscando impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável na região, o estudo busca identificar os riscos geológicos dos atrativos geoturísticos, além de fazer um levantamento da geodiversidade do local e seleção de pontos com potencial valor científico, educativo e turístico.
Foto: SGB/Divulgação

Compartilhar:

Foram avaliados, na semana passada, os riscos geológicos dos atrativos geoturísticos de Jijoca de Jericoacoara, no Parque Nacional de Jericoacoara, conhecido por receber diversos turistas de todo o País. A iniciativa é mais uma etapa do Projeto Fomento ao Geoturismo, do Serviço Geológico do Brasil (SGB), que conta com a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Entre os pontos vistoriados está a trilha para a Pedra Furada e para o Morro do Serrote. 

“Este é um importante trabalho que realizamos para garantir mais segurança aos turistas que visitam o Parque e para fortalecer o geoturismo na região. Iremos avaliar os atrativos para identificar quais são os processos geológicos que podem ocorrer devido às características daquele ambiente; por exemplo, queda de blocos e deslizamentos. A partir daí, serão recomendadas medidas para reduzir ou eliminar os riscos”, explicou o chefe da Divisão de Geologia Aplicada (DIGEAP), Tiago Antonelli. 

A partir do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o SGB e o ICMBio, os pesquisadores analisaram os riscos nos percursos realizados por turistas, além de fazer um levantamento da geodiversidade do local e seleção de pontos com potencial valor científico, educativo e turístico, que foi realizado entre fevereiro e março deste ano tendo em vista a criação de um roteiro geoturístico. Os responsáveis pelo estudo foram os pesquisadores do SGB, Juliana Gonçalves e Gilmar Pauli Dias, além do técnico em geociência Guilherme Souza. 

Ainda foi realizada a captação de imagens para criação de tour virtual, que estará disponível na nova plataforma interativa do SGB, o Geo 360º BR. A ferramenta já conta com imagens dos parques nacionais Serra da Canastra (MG) e Serra da Capivara (PI). 

“Esse é um projeto essencial, que irá enriquecer a experiência dos turistas no parque e impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável da região, por meio do geoturismo, atividade que une o turismo à geoconservação e promove integração com biodiversidade, história e cultura”, destaca a chefe da Divisão de Gestão Territorial do SGB, Maria Adelaide Mansini Maia. 

[ Mais notícias ]