A socióloga Rosângela Silva, esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez a primeira aparição na propaganda eleitoral do petista neste sábado, 3. Após o programa do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) ter uma participação da primeira-dama Michelle Bolsonaro se direcionando às mulheres, Janja, como é conhecida a socióloga, também falou diretamente para o público feminino.
Enquanto Michelle falou para mulheres do sertão destacando as obras de transposição do Rio São Francisco, Janja apontou para o endividamento de famílias e insegurança alimentar.
“Sabemos das dificuldades que nós, mulheres, enfrentamos atualmente. São milhões de mulheres endividadas para levar alimentos a suas famílias. São mães que perderam suas casas e hoje dormem com seus filhos nas ruas. Mudar essa realidade é uma luta de todas nós. Vamos juntas com Lula, garantir segurança alimentar para todas as famílias e oportunidades para todas as mulheres”, disse Rosângela no vídeo.
Os perfis nas redes sociais de Lula reproduziram a peça divulgada na televisão no sábado. Confira:
As mulheres são maioria e merecem um governo que as trate com respeito. Mensagem da @JanjaLula no programa de TV exibido ontem. Vamos, juntas e juntos, melhorar a vida no Brasil. Bom domingo pra nós. pic.twitter.com/AkIzLQZTw0
— Lula 13 (@LulaOficial) September 4, 2022
A disputa pelo voto feminino
A pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 1º, mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) avançou apenas um ponto porcentual entre o eleitorado feminino, alcançando 29%. O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, por sua vez, subiu de 47% para 48%.
Bolsonaro tem tido dificuldades para avançar entre o público feminino e Michelle Bolsonaro foi o trunfo encontrado pela campanha dele para tornar a imagem do presidente mais simpática, principalmente entre as evangélicas.
A campanha do governante na televisão reproduziu um vídeo com Michelle que posteriormente foi vetado pelo Tribunal Superior Eleitoral á pedido da equipe da também presidenciável Simone Tebet (MDB). Segundo a senadora, o tempo de aparição da primeira-dama superava os 25% permitidos a apoiadores de candidatos. A peça, no entanto, continua circulando nas redes sociais do candidato à reeleição.
Na pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira, 1º, Lula tem 45% das intenções de voto na disputa pelo Palácio do Planalto. O presidente Bolsonaro soma 32%. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 9%. Em quarto, Simone Tebet (MDB) soma 5%.
Levantamento foi feito entre 30 agosto e 1º de setembro com 5.734 pessoas em 285 municípios. Margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.