Voltar ao topo

18 de março de 2025

Janela de transferências: cláusula da CBF permite que clubes contratem em abril

O primeiro período da janela de transferências para o futebol brasileiro foi finalizada nesta quinta-feira (7)
Matheus Felipe e Moisés, atletas que foram umas das principais contratações de Ceará e Fortaleza, respectivamente, para a temporada de 2024. Fotos: Felipe Santos/Ceará SC e Matheus Amorim/Fortaleza EC

Compartilhar:

O primeiro período de abertura da janela de transferências do futebol brasileiro foi fechado nesta quinta-feira (7). Uma cláusula do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no entanto, permite que clubes das Séries A e B contratem jogadores do início ao meio do mês de abril, entre os dias 1º e 19.

Durante o período, no entanto, as equipes podem contratar apenas jogadores que foram inscritos em algum campeonato estadual durante o primeiro trimestre do calendário do futebol no País. A cláusula ainda faz outra exigência: a rescisão do contrato com o clube vigente deve ser em comum acordo. O regulamento conta ainda com outra brecha, no que diz respeito à contratação de jogadores que estão fora do Brasil após o dia 7 de março, no fechamento da janela. Para isso, o vínculo contratual do jogador deve ter sido encerrado antes do prazo limite da primeira janela de transferências.

“Só é admitida a solicitação de transferência fora desses períodos [de janela de transferências] caso seja comprovada a rescisão por mútuo acordo ou encerramento do contrato de trabalho desportivo no exterior antes do término do período de registro anterior, nos termos do art. 6º do FIFA RSTP, ou quando incidentes quaisquer outras exceções aplicáveis e vigentes conforme o referido”, comunica o regulamento.

No Brasil, a janela de transferências foi iniciada em 2022, seguindo uma ordem da Federação Internacional de Futebol Associação (Fifa). Além da primeira janela, de 11 de janeiro a 7 de março, a CBF permite ainda a transferência de clubes entre os dias 10 de julho e 2 de setembro.

CEARÁ E FORTALEZA

No futebol cearense, desde o início da temporada, Ceará e Fortaleza realizaram contratações visando reforçar seus elencos. No Alvinegro de Porangabuçu, as duas principais contratações foram o zagueiro Matheus Felipe e o atacante Aylon, mas outros nomes como Fernando Miguel, Lucas Mugni e Rafael Ramos também foram contratados. Já no Leão do Pici, o destaque ficou para o retorno do atacante Moisés, que foi repatriado pelo Tricolor após passar menos de um ano no Cruz Azul, do México. A direção do escrete vermelho-azul-e-branco contratou ainda o goleiro Santos; os meias Matheus Rossetto e Luquinhas; e os zagueiros Tomás Cardona e Benjamín Kuscevic.

Com a cláusula da CBF, os dois rivais vão poder realizar novas transações no seu elenco a partir do primeiro dia de abril.

[ Mais notícias ]