A vice-governadora eleita do Ceará na chapa de Elmano de Freitas (PT), Jade Romero (MDB), destacou que a futura gestão terá paridade de gênero na escolha do secretariado, com 50% das secretarias estaduais comandadas por mulheres a partir de janeiro de 2023. “Temos muitas mulheres técnicas, dentro do Governo, no partido, nas mais diversas áreas. É muito importante que dentro do Governo a gente também dê essa paridade, um espaço que seja justo que seja representado pelas mulheres“, disse.
“É uma forma de ampliar essa participação feminina na política”.
A declaração foi dada durante entrevista ao CETV 1ª Edição, na TV Verdes Mares, nesta segunda-feira, 3. O governador eleito Elmano de Freitas (PT) e o senador eleito, Camilo Santana (PT), também participaram da entrevista. Neste domingo, quando foi eleita vice-governadora, Jade destacou, em conversa com apoiadores, a importância da força das mulheres para a conquista do resultado nas urnas. “Eu sei que uma parte dessa vitória se deve, também, à força de nós, mulheres”, disse.
Elmano foi eleito com 54,02% dos votos – mais de 2,8 milhões. O segundo colocado na disputa foi Capitão Wagner (União Brasil), que obteve 1,6 milhão de votos válidos (31,72%). Roberto Cláudio (PDT), ex-prefeito de Fortaleza, ficou em terceiro na corrida ao Executivo estadual, com 734 mil votos válidos (14,14%).