O Governo do Estado do Ceará, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa (Alece) e Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) se reuniram nesta sexta-feira (16) para discutir os esforços conjuntos de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Foi assinada então a cooperação técnica em parceria, encabeçada pela vice-governadora do Estado e secretária da Proteção Social, Jade Romero (MDB), que anunciou, em nome do governador Elmano de Freitas (PT), a ampliação de mais uma Casa da Criança e do Adolescente no Ceará.
Durante a solenidade, a vice-governadora apresentou os detalhes da implementação da nova Casa em Juazeiro do Norte, que visa agora atender também à região do Cariri cearense. Conforme a secretária, a realização acontecerá por meio de uma parceria entre a Secretaria de Proteção Social, o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça, a Defensoria Pública e o Ministério Público.
Jade Romero comemorou a atuação dos órgãos de segurança e justiça na instituição, que já atua em Fortaleza e Região Metropolitana. Além da nova sede do equipamento no Cariri, mais 5 novos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) estão sendo construídos no Ceará.
“A Casa reunirá todo o sistema de justiça e segurança, com a Delegacia da Criança e do Adolescente, com a Perícia Forense, núcleo da Polícia Militar e os Poderes, para que possam ter todo o acolhimento e atendimento às crianças e adolescentes”, declarou.
Na ocasião, também foram anunciados avanços e capacitações em equipamentos de educação, saúde e proteção social, evidenciando a prevenção à violência contra crianças e adolescentes, como um foco importante, com melhorias nos canais de denúncia e o desenvolvimento da confiança da população em relação aos órgãos de segurança do Estado. Além disso, foi anunciado que todos os mais de 970 conselheiros tutelares do Estado do Ceará passarão por capactações.
