Desde o início do último mês de abril, declarações do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) sobre a senadora Janaína Farias (PT) têm gerado discussões no cenário político cearense. Na ocasião, Ciro disse que a senadora em exercício – segunda suplente de Camilo Santana (PT) – era a “cortesã” e a “assessora de cama” do agora ministro da Educação. Em entrevista ao podcast Questão de Opinião, do OPINIÃO CE, nesta quinta-feira (6), a vice-governadora do Ceará, Jade Romero (MDB), disse ter se surpreendido com a defesa do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), às falas de Ciro.
“Eu me surpreendi bastante quando vi lá no podcast ‘As Cunhãs’ o Roberto Cláudio ‘passando pano’, tentando defender a postura do Ciro, dizendo que não foi bem aquilo. Quando não há dúvidas. O que ele disse é, sim, misoginia, é uma fala misógina e de violência política de gênero”, disse.
Segundo Jade, o embate pode acontecer dentro do campo democrático, algo que ela considera “salutar” para a sociedade. No entanto, ela destacou que a defesa de Roberto Cláudio é descabida e que ele “ultrapassou os limites” ao defender uma fala tão “infeliz, descabida e propositada”. Ainda de acordo com a vice, não houve essa surpresa com Ciro, pois ele já tem “um estilo”.
Leia mais | Após ataques de Ciro a Janaina, PT e PDT discutem por meio de notas nas redes sociais
DENÚNCIA DO MPE CONTRA CIRO
No último 14 de maio, o Ministério Público Eleitoral (MPE) do Ceará denunciou Cirro à Justiça Eleitoral por violência política de gênero. A promotora eleitoral Sandra Viana Pinheiro, da 114ª Zona Eleitoral de Fortaleza, foi quem denunciou o ex-ministro com base em três ocasiões em que ele ofendeu Janaína.