Voltar ao topo

21 de julho de 2024

Jacaré-de-papo-amarelo de 2 metros é resgatado no Ceará após ser visto “andando na rua”

O Zoológico Sargento Prata, localizado em Fortaleza, recebeu o animal.
Foto: Corpo de Bombeiros

Compartilhar:

Moradores da localidade de Aldeia Velha, na cidade de Tabuleiro do Norte, tiveram um encontro no mínimo inusitado. Nesta semana, o Corpo de Bombeiro Militar do Ceará que cobre a região foi chamado para resgatar um jacaré-de-papo-amarelo de aproximadamente 2 metros. Após o salvamento, o animal foi entregue a um zoológico. O jacaré se encontrava dentro da mata quando foi encontrado pelos miliares e andava com dificuldade. No resgate, foram utilizados cambão – para manter o animal a distância após ser imobilizado -, cordas e fitas. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, por tratar-se de um animal silvestre que não pertence à fauna local, o jacaré não pode ser devolvido diretamente à natureza. A 2ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (2ªCia/4ºBBM), com sede em Limoeiro do Norte, recebeu o chamado já à noite. Após o resgate, o animal foi levado ao Zoológico Sargento Prata, localizado em Fortaleza, onde está sob cuidados dos profissionais especializados. A guarnição que atuou no resgate foi composta pelo subtenente Fábio, soldado Cordeiro, soldado Moreira e soldado Augusto.

Animal

O jacaré-de-papo-amarelo é um réptil crocodiliano da família Alligatoridae e gênero Caiman. Ele é comum em qualquer ecossistema associado à água nas bacias dos rios Paraná, Paraguai, Uruguai e São Francisco. Também ocorre em ecossistemas costeiros, como mangues. É um animal carnívoro que vive aproximadamente cinquenta anos. São conhecidos por este nome pois, durante a fase do acasalamento, costumam ficar com a área do papo amarelada. Possuem o focinho mais largo de todos os crocodilianos. 

[ Mais notícias ]