Voltar ao topo

15 de outubro de 2024

Izolda participa de posse de Alexandre de Moraes como presidente do TSE

Integrada por, no mínimo, sete ministros, a Corte deve ter ao menos três membros do Supremo Tribunal Federal (STF)
Ministros do TSE
Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

Compartilhar:

A governadora Izolda Cela (sem partido) marcará presença na posse de novo comando do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ocorrerá na noite desta terça-feira, 16. Na ocasião, Alexandre de Moraes será empossado presidente e Ricardo Lewandowski vice-presidente da Corte.

Ambos foram eleitos para os cargos em 14 de junho para conduzir as eleições deste ano. Moraes assume, agora, o posto que foi do ministro Edson Fachin nos últimos seis meses.

Integrada por, no mínimo, sete ministros, a Corte tem a seguinte composição: três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), sendo um deles o presidente da Corte; dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sendo um o corregedor-geral da Justiça Eleitoral; e dois juristas provenientes da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República.

Além de Izolda, a cerimônia contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos ex-presidentes Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB). Os presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Cid Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) também foram convidados e, por isso, devem comparecer. O TSE espera receber 2 mil pessoas na ocasião.

Estarão no TSE ainda autoridades como os ministros do STF, parlamentares e ministros do governo.

[ Mais notícias ]

Sarto está certo em ficar longe do 2º turno

A tática do prefeito de ficar longe da disputa lhe garante a governabilidade. Se entrar no debate poderá abrir espaço para as campanhas questionarem na justiça seus atos administrativos.