Voltar ao topo

9 de outubro de 2024

Izolda homologa a Chapada do Araripe como “Paisagem Cultural do Ceará”

Em 2023, a Chapada fará parte da lista indicativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para concorrer à chancela de Patrimônio da Humanidade
Foto: Reprodução/Fecomércio

Compartilhar:

A Chapada do Araripe, localizada na porção Sul do Ceará, foi homologada, nesta quinta-feira, 4, como Paisagem Cultural do Ceará. O decreto com a medida foi assinado nesta quinta-feira, 4, pela governadora Izolda Cela (sem partido). A própria mandatária revelou a informação pelas redes sociais.

De acordo com Izolda, a partir do próximo ano, a Chapada fará parte da lista indicativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para concorrer à chancela de Patrimônio da Humanidade junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“Assinei nesta quinta-feira o decreto que homologa a Chapada do Araripe como Paisagem Cultural do Ceará. A partir de 2023, a chapada fará parte da lista indicativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para concorrer à chancela de Patrimônio da Humanidade junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).”

Ainda na postagem, Izolda explica que a chancela tem como objetivo central estabelecer a gestão compartilhada do território da Chapada do Araripe entre poder público, sociedade civil e iniciativa privada, com ações de proteção para os 29 municípios que integram a área.

Processo

A Campanha Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade começou ainda 2019, com a realização do I Seminário Internacional Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade. Em março deste ano, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará (Coepa) aprovou a primeira chancela de Paisagem Cultural. O território em questão abriga sítios naturais, paleontológicos e arqueológicos. A aprovação foi realizada durante a 2ª Reunião Ordinária do Conselho.

Participaram do momento representantes da Urca, Geopark Araripe, Fecomércio Ceará, Fundação Casa Grande, Instituto Cultural do Cariri, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), além dos servidores da Secult e dos conselheiros do Coepa.

[ Mais notícias ]