A governadora Izolda Cela (sem partido) deve sair do País nesta semana para cumprir agenda internacional na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Com isso, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), assumirá o cargo interinamente a partir desta terça-feira, 22, permanecendo na cadeira até o próximo domingo, 27. O comunicado foi feito nesta segunda-feira, 21, pela própria governadora e pelo presidente do parlamento cearense.
“Tenho a honra de assumir pela segunda vez o Governo do Estado do Ceará, nesta terça-feira (21/11), com a viagem da governadora Izolda Cela à Inglaterra, onde participa do evento ‘Encontro de Lideranças’, na Universidade de Oxford. Com isso, permaneço no Poder Executivo até o próximo domingo (27/11). Com o propósito de união e desenvolvimento do nosso Estado, seguimos trabalhando pelo bem do povo cearense’, escreveu Evandro em suas redes sociais.
Izolda explicou, por sua vez, que o “Encontro de Lideranças” é organizado pela Fundação Lemann, que fez o convite à mandatária. “Desejo um ótimo trabalho e boa sorte ao presidente Evandro na condução do Governo do Estado”, afirmou.
Esta é a segunda agenda internacional que Izolda cumpre neste mês. No último dia 7, a chefe do Executivo partiu com uma comitiva cearense para a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), no Egito. Assumiu a cadeira a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro, permanecendo no cargo até o último dia 12. Esta foi a primeira vez que o cargo foi repassado entre duas mulheres. Na ocasião, o presidente Evandro Leitão, segundo na linha sucessória, também cumpriu agenda internacional.