A governadora Izolda Cela (sem partido) esteve, na manhã desta segunda-feira, 26, no Seminário de Apropriação dos Resultados do Saeb e Ideb 2021, em evento realizado no Centro de Eventos do Ceará. A gestora celebrou os resultados do índice, no qual o Estado se destacou com 87 escolas entre as 100 melhores do País no Ensino Fundamental, mas alertou para os prejuízos causados pela pandemia.
“Estamos feliz, mas é uma satisfação relativa, com senso de realidade muito forte, porque nós temos um grande prejuízo pelos dois anos de ausência de aulas presenciais. Então, o Brasil como um todo, sofremos esse impacto e temos uma tarefa muito grande ao longo dos próximos anos de recomposição de aprendizagens, e a Seduc tem coordenado uma ação forte nesse sentido. Mas, os resultados também permitem a nossa comemoração por três minutos, que é exatamente o Ceará ter se posicionado melhor ainda no cenário nacional“, comentou.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 foi divulgado no dia 16 de setembro pelo Ministério da Educação. Nele, o estado do Ceará se posicionou com as 12 melhores escolas públicas do Brasil nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), possuindo também 87 entre as 100 melhores. Nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), o Estado tem 70 entre as 100 melhores do país. No Ensino Médio, o Ceará ocupa a terceira posição do país, com 23 escolas entre as 100.
Índice
O Ceará também apresentou melhorias em relação ao índice dos municípios. Dos 100 melhores municípios brasileiros no índice, 30 estão no Ceará, sendo os seis primeiros da lista. A média do Ideb é obtida a partir das proficiências médias em Língua Portuguesa e Matemática alcançadas na Prova Brasil ou no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A nota é utilizada como um indicador fundamental da qualidade educacional do País desde 2005. Em 2007, entraram em vigor metas a serem alcançadas a cada nova edição, divulgada a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).