A governadora Izolda Cela recebeu o ex-prefeito de Fortaleza, Roberta Cláudio, no Abolição. Ele chegou acompanhado do presidente da Assembleia, Evandro Leitão. Foi uma conversa longa. Nenhum revelou a pauta do encontro, mas o principal assunto foi a reunião do diretório estadual marcada para a próxima segunda-feira, 18. Roberto Cláudio tem evitado falar das investidas de uma ala do PT contra sua pré-candidatura. “Sairemos unidos desse processo.
Querem nos dividir e não vão conseguir”, disse, alfinetando a oposição liderada pelo Capitão Wagner. O ex-prefeito decidiu deixar para o comando do PDT a condução de todo o processo para se chegar ao nome ideal na disputa de outubro. A governadora, também, tem sua tática. O PT decidiu abrir fogo contra o processo de seleção do PDT, que colocou quatro nomes na prateleira da pré-campanha. Ela, Mauro Filho, Evandro Leitão e Roberto Cláudio são os nomes ofertados ao eleitor e um deles será o escolhido, por meio dos 72 delegados.
Na reunião com Ciro, deputados estaduais e federais decidiram ficar calados e aguardar a decisão do partido. A voz discordante foi de Salmito Filho, que segue em campanha aberta na defesa do nome de Izolda Cela. O deputado parece insatisfeito no PDT, por falta de espaço para disputa majoritária no futuro. Seu retorno ao PT ou um lugar no PSB pode lhe abrir uma oportunidade.
A quatro dias do PDT definir seu candidato ao governo, a movimentação é intensa nos bastidores. O PDT, a preço de hoje, seguirá sem o PT, quebrando a aliança de um relacionamento cheio de mágoas.
Ciro sincero
Bolsonaro diz que o guarda municipal de Foz do Iguaçu foi morto porque provocou. Acusa a esquerda de estimular violência e citava a facada que recebeu. Lula acusa o presidente de transformar a eleição em uma guerra. Ciro culpa os dois pela violência, afirmando que Lula foi o primeiro a estimular.
Brigados e ainda não separados
Camilo procurou o PSOL. Tem conversado com PCdoB, PSB, PSDB e PP. O PDT está conversando com PSDB, PV, PP, PSD, Rede e PL sobre chapa. Os pedetistas, também, convocaram Guilherme Landim para uma conversa sobre eleição majoritária.
Salvar o Fecop
Com a redução do ICMS para o patamar de 18%, a governadora Izolda Cela assinou decreto para preservar o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), mantido pelas receitas do ICMS sobre energia e combustíveis. A Seplag deverá buscar novas fontes.
Forquilha
Todo cearense deveria conhecer o município de Forquilha, no norte do Ceará, terra da confecção e lingerie. É um lugar lindo, sem desemprego. Nesta quinta-feira, 14, começa o Festival de Quadrilha Junina, um show. O prefeito Edinardo Filho enviou todo projeto de custos da festa ao Judiciário.