O senador eleito Camilo Santana deixou o governo do Ceará em abril, com 79% de aprovação, um índice consagrador, após sete anos e três meses de governo. Izolda atingiu a mesma popularidade, segundo as pesquisas do Ipec e Ipespe, maiores institutos do Brasil. A alta popularidade da governadora, somada à força política e popularidade de Camilo, explicam a vitória de Elmano de Freitas, ainda no primeiro turno. O senador eleito conseguiu transferir para Elmano sua popularidade, claro, com a ajuda do líder popular Luiz Inácio Lula da Silva.
As pesquisas apontam crescimento nas intenções de votos para Lula, neste segundo turno. O candidato a presidente pelo PT poderá atingir até 70% dos votos na maioria dos municípios cearenses. As pesquisas, também, apontam o crescimento das intenções de voto para Bolsonaro. O bolsonarismo existe no Ceará. Acilon Gonçalves, Júnior Mano, André Fernandes, Capitão Wagner e Carmelo Neto são os mais identificados no Estado.
Camilo diz que Bolsonaro é ‘mentiroso’ em reduto bolsonarista
O governador eleito, Elmano de Freitas, o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, e o futuro senador Camilo Santana foram a Nova Russas, base política do deputado Júnior Mano (PL) e reduto do bolsonarismo do Ceará. “O Bolsonaro mente. Ele diz que o Lula vai fechar igreja e é a favor do aborto. O Lula foi presidente e nada disso aconteceu”, atacou Camilo.
Izolda, Elmano e Camilo no programa de Lula
O programa de encerramento da campanha de Lula na televisão exibe a participação de Izolda, Camilo e Elmano, os três vencedores da eleição no Ceará, acompanhados de assessores. A gravação ocorreu no Parque do Cocó.
UFC e UECE no governo Elmano
O governador eleito Elmano de Freitas vai usar projetos das universidades públicas para aplicar em várias áreas do seu governo. A intenção é melhorar produções agrícolas, hospitalar e de mobilidade. A Uece tem grandes pesquisas em vacinas e nas áreas agrícola e hospitalar.
Debate
Lula e Bolsonaro fizeram curso de teatro preparatório para o debate desta noite, na Globo. Como usar as mãos, evitar caretas e cara feia, bem como melhorar a oratória.