O Ceará adquiriu, nesta terça-feira, 26, as ações da Petrobras Gás S.A. (Gaspetro) na Companhia de Gás do Ceará (Cegás). A informação foi divulgada pela governadora Izolda Cela (PDT), em suas redes sociais, que comemorou a assinatura do contrato. “Seguimos com nosso compromisso de fortalecer a distribuição de gás canalizado e na realização da transição energética, com sustentabilidade e garantindo mais desenvolvimento para o estado”, destacou.
“Assinamos há pouco, na sede do Governo, a aquisição das ações da Gaspetro na Companhia de Gás do Ceará (Cegás). Seguimos com nosso compromisso de fortalecer a distribuição de gás canalizado e na realização da transição energética, com sustentabilidade e garantindo mais desenvolvimento para o estado. Sempre com o objetivo principal de gerar mais empregos aos cearenses.”
Gaspetro
A Gaspetro é uma holding com participação societária de 18 companhias distribuidoras de gás natural localizadas no Brasil. As redes de distribuição somam aproximadamente 10 mil km, atendendo a mais de 500 mil clientes. Neste mês, a Petrobras finalizou a venda de 51% da empresa para a Compass Gás e Energia S.A. A transação foi concluída pelo valor de R$ 2,097 bilhões integralmente quitados.
Já a Companhia de Gás do Ceará, constituída em 1993, é uma sociedade de economia mista e está alinhada diretamente aos interesses da sociedade cearense. O acionista controlador é o Estado, representado pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). Entre suas competência está a produção, aquisição, armazenamento, distribuição, comercialização de gás combustível e a prestação de serviços correlatos. O objetivo, conforme suas normas, é o desenvolvimento econômico e social, os avanços técnicos e a integração do gás combustível à matriz energética do Ceará.