A secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela (PSB), anunciou a saída da pasta para disputar as eleições municipais de outubro. O anúncio foi feito em comunicado enviado nessa quarta-feira (29) à sua equipe, conforme noticiou o jornal Folha de S. Paulo.. Izolda é o nome mais cotado para disputar a Prefeitura de Sobral, seu berço político. Ela, inclusive, participou de cerimônia de inauguração em uma escola nesta quarta-feira (30) ao lado do atual prefeito e aliado, Ivo Gomes (PSB).
Izolda deixa a pasta federal às vésperas do fim do prazo legal para a desincompatibilização de cargos de confiança, que é de quatro meses antes do pleito eleitoral. As eleições estão marcadas para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro – em Sobral, no entanto, a decisão se dá em turno único.
Em mensagem à equipe, Izolda disse que não retornará ao trabalho após o feriado de Corpus Christi, na segunda-feira (3). Ela elogiou o trabalho do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), seu principal líder político, e disse que as definições relativas à candidatura “a Deus pertencem”.
RELAÇÃO COM CAMILO
No último dia 20 de maio, o PSB Ceará, por meio de publicação conjunta com portal de notícias oficial do partido, “Ceará 40 Graus”, adiantou a saída de Izolda do MEC. A publicação diz ainda que a ex-governadora é considerada o “nome ideal” para a “missão partidária”. Desde o ano passado, lideranças locais como o senador Cid Gomes e o prefeito Ivo Gomes, têm destacado o nome de Izolda para a sucessão no Município. Ivo chegou a declarar que ela é a “candidata natural” e que só não o seria se não quisesse.
A decisão ocorre em meio a declarações contrárias do ministro Camilo Santana. Em meio, o ministro disse “preferir” que Izolda permanecesse no MEC. Na publicação em conjunto com PSB estadual, é dado destaque à fala de Camilo. “Embora o ministro da Educação tenha declarado que por ele Izolda permaneceria no Ministério, ela não recusaria o chamado para assumir uma missão tão importante para seu grupo político, liderado pelo Senador Cid Gomes”, completa a publicação.
Além de Ivo e Cid, a deputada estadual Lia Gomes (PDT), irmã dos dois, concedeu entrevista ao OPINIÃO CE em que afirma que Sobral terá a sua primeira prefeita, se referindo a Izolda. Família importante no município, os três irmãos Ferreira Gomes já realizaram “várias reuniões” para discutir a candidatura, conforme destacou Lia.
CURRÍCULO
Izolda Cela foi secretária de Educação do Ceará e boa parte do crédito pelo bom desempenho do Estado em métricas educacionais é atribuída à sua gestão. Ela chegou a ser cotada para assumir o MEC, antes do presidente Lula optar por Camilo. Após o rompimento histórico entre PDT e PT no Ceará, nas últimas eleições, Izolda deixou o partido e, em fevereiro deste ano, se filiou ao PSB, seguindo movimento do senador Cid Gomes, seu aliado político e uma das principais lideranças no Ceará.
