Voltar ao topo

16 de outubro de 2024

Ivo Gomes questiona apoio do irmão, Cid, a Roberto Cláudio

Ontem, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, irmão de Ciro e Cid Gomes, afirmou que o apoio do senador Cid ao ex-prefeito Roberto Cláudio “simplesmente não existe”
Ivo Gomes
Foto: Reprodução/Facebook

Compartilhar:

Mesmo tendo definido Roberto Cláudio como candidato ao Governo do Ceará pelo PDT, o processo de escolha entre os nomes cotados segue repercutindo. Nesta quarta-feira, 3, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), irmão de Ciro e Cid Gomes, afirmou que o apoio do senador Cid ao ex-prefeito Roberto Cláudio “simplesmente não existe.”

A fala gera um novo mal-estar na composição. “Agora [meu partido] quer enganar os entrevistados de pesquisa exigindo na Justiça a menção de um apoio do mesmo Cid a RC, apoio esse que simplesmente não existe”, disse.

Assim como havia criticado anteriormente, Ivo afirma que o PDT “alijou” Cid Gomes, maior liderança da sigla no Ceará, no processo de escolha do nome ao Governo. Em julho, antes da definição, Ivo defendeu a candidatura da governadora Izolda Cela para disputar à reeleição.

A gestora deixou o PDT poucos dias após a convenção que definiu o nome de Roberto Cláudio. À época, assim como declarou ontem, o prefeito de Sobral – um dos cinco maiores colégios eleitorais do Estado -, exigiu maior participação de Cid nas tratativas.

Poucas horas antes da deliberação do partido, em 18 do último mês, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará e um dos nomes na disputa, deputado Evandro Leitão (PDT), retirou sua pré-candidatura.

Em nota pública, Evandro revelou, na ocasião, diálogo com o prefeito de Sobral, que teria relatado “conversa que teve com o irmão, nosso líder Cid Gomes, defendendo claramente o nome de Izolda Cela para representar nosso projeto como candidata.” Em publicação nesta quarta, Ivo reforça o posicionamento: “Ignora e alija Cid do processo de escolha do candidato.”

IMPUGNAÇÃO

Na publicação, Ivo Gomes faz referência a uma ação de impugnação impetrada pelo PDT, no último domingo, 31, contra uma pesquisa de intenção de votos encomendada pela Record TV e realizada pelo instituto Real Time Big Data. No documento, ao qual o OPINIÃO CE teve acesso, o PDT questiona a pergunta de número 4 referente à influência de candidatos à Presidência no voto para Governo do Ceará.

“Nesse ponto, os questionamentos apresentados se revelam tendenciosos, com nítido objetivo de manipular, não apenas o eleitor consultado, mas também aqueles que do seu conteúdo tiverem conhecimento”, diz o documento. Na ação, o PDT também cobra a presença de nomes de lideranças regionais no questionário, de modo especial, do senador Cid Gomes como apoiador de Roberto Cláudio.

“Conforme já explanado, a pesquisa realizada excluindo do bloco de protagonistas no apoio às candidaturas do pleito o atual Senador da República, Sr. Cid Gomes, sem dúvida alguma confunde e sugestiona o eleitorado pesquisado e aos que tomarem conhecimento da pesquisa, bem como não refletirá a real situação política no Estado do Ceará.”

[ Mais notícias ]