O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), anunciou que será cobrada taxa do lixo à população do Município. Em suas redes sociais, o gestor pontuou não ter escolha. “Se não cobrarmos, não receberemos mais recursos federais”, afirmou. Ainda não há informações acerca do envio do projeto à Câmara de Vereadores sobralense para votação entre os parlamentares.
Em 2020, durante o Governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi sancionado o Marco Legal do Saneamento, que incentiva a cobrança de uma taxa por parte dos Municípios para a coleta do lixo. Em Fortaleza, o prefeito José Sarto (PDT) também anunciou a política. Na Capital, o projeto apresentado por Sarto foi aprovado na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) no mesmo mês em que começou a tramitar, em dezembro.
Após duras críticas de opositores e da população, o projeto chegou a ser suspenso em maio de 2023, após solicitação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). No entanto, voltou a ser cobrada em junho, após o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) derrubar a liminar que suspendia a matéria.