Nova pesquisa Ipespe divulgada nesta quinta-feira, 25, mostra o candidato Capitão Wagner (União Brasil) na liderança da disputa ao Governo do Ceará, com 37% das intenções de voto, seguido por Roberto Cláudio (PDT), com 25%, e Elmano de Freitas (PT), com 20%. Os números se referem à pesquisa estimulada, ou seja, quando ao eleitor são apresentadas as opções de votação.
Na primeira pesquisa Ipespe, divulgada no último dia 4, Capitão Wagner tinha 38% (1 ponto percentual a mais) das intenções de voto; Roberto Cláudio aparecia com 28% (3 pontos percentuais a mais) e Elmano com 13% (7 pontos percentuais a menos).
Ainda constam no levantamento os candidatos Zé Batista (PSTU) e Chico Malta (PCB), com 1% das intenções de voto cada. Serley Leal (UP) não pontuou. Já os votos brancos, nulos ou que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos somam 17%. A pesquisa Ipespe divulgada nesta quinta-feira é a primeira desde o começo da campanha eleitoral, iniciada no último dia 16 com os candidatos cumprindo agendas nos municípios cearenses.
- Capitão Wagner (UB): 37%
- Roberto Cláudio (PDT): 25%
- Elmano Freitas (PT): 20%
- Zé Batista (PSTU): 1%
- Chico Malta (PCB): 1%
- Nenhum/Branco/Nulo: 10%
- Não sabe/Não respondeu: 7%
Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentas opções de candidatos, Capitão Wagner também lidera, com 26% das intenções de voto, seguido de Elmano (12%) e Roberto Cláudio (11%). Votos brancos, nulos, que não sabem ou não irão votar somam 49%. Mesmo sem ser candidato ao Governo do Estado, Camilo Santana (PT), que concorre ao Senado, foi citado pelos eleitores. Zé Batista (PSTU), Chico Malta (PCB) e Serley Leal (UP) não pontuaram.
A pesquisa foi contrada pelo Jornal O Povo e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-04538/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) sob o protocolo CE-07968/2022. Foram ouvidos 1.000 eleitores entre os dias 20 e 23 deste mês. A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança estimado de 95,45%.