O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, divulga nesta quarta-feira (26), às 14h, o resultado detalhado do produto interno bruto (PIB) do Ceará, relativo ao quarto trimestre de 2024 e do citado ano.
Dos três setores que compõem o PIB, a agropecuária se destacou. Os outros são indústria e serviços. Na oportunidade, também será anunciada a previsão do PIB para 2025. A divulgação ocorre no auditório do Ipece, térreo do Edifício Seplag, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, Avenida General Afonso Albuquerque, no bairro Cambeba.
Além do Ceará, mais 11 estados brasileiros realizam o cálculo do PIB, indicador que mostra a tendência do desempenho da economia no curto prazo: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, agropecuária, indústria e serviços, e desagregados pelas respectivas atividades econômicas.
Como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, os analistas ressaltam que as informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o Institut0 Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e as 27 unidades da Federação.