Voltar ao topo

13 de outubro de 2024

Ipec: Lula soma 44% das intenções de voto; Bolsonaro aparece com 31% e Ciro tem 8%

Em relação ao levantamento anterior, de 29 de agosto, Lula se manteve com o mesmo percentual e Bolsonaro oscilou um ponto para baixo. Ciro aparece tecnicamente empatado com Simone Tebet (4%)
Foto: Ricardo Stuckert | Marcos Corrêa

Compartilhar:

Nova pesquisa Ipec divulgada na noite desta segunda-feira, 5, mostra o ex-presidente Lula (PT) com 44% das intenções de voto contra 31% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em relação ao levantamento anterior, de 29 de agosto, Lula se manteve com o mesmo percentual e Bolsonaro oscilou um ponto para baixo. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 8% das intenções, empatado tecnicamente com Simone Tebet (MDB), que tem 4%.

A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Felipe d’Avila segue com 1%, como na semana passada. A candidata Soraya Thronicke (União Brasil) também soma 1%. Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB) – que não é mais candidato à Presidência –, Sofia Manzano (PCB) e Vera (PSTU) foram citados na pesquisa estimulada, mas não atingiram 1% das intenções de voto.

A pesquisa Ipec foi encomendada pela Globo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00922/2022. O levantamento ouviu 2.512 pessoas entre os dias 2 e 4 de setembro em 158 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Vantagem

A pesquisa mostra que Lula tem a preferência do eleitorado com renda de até um salário mínimo, assim como entre quem recebe algum tipo de benefício do Governo e quem tem ensino fundamental. Já Bolsonaro vai melhor entre homens, evangélicos e aqueles que ganham mais de cinco salários mínimos. Em eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista também venceria: o ex-presidente soma 52% contra 36% do atual chefe do Executivo. Segundo o Ipec, com os resultados de momento não é possível saber se Lula pode ou não vencer já no primeiro turno.

[ Mais notícias ]