Voltar ao topo

20 de abril de 2025

Ipec: Lula marca 51% dos votos válidos e Bolsonaro, 37%, na véspera do 1º turno

Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto
Foto: Ricardo Stuckert | Marcos Corrêa

Compartilhar:

Na véspera do primeiro turno das eleições deste ano, pesquisa Ipec divulgada neste sábado, 1º, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 51% dos votos válidos – quando são desconsiderados brancos e nulos. O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, aparece com 37% e Ciro Gomes (PDT), com 5%, empatado numericamente com Simone Tebet (MDB), que também tem 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe d’Avila (Novo) têm 1%, cada.

Em relação ao levantamento Ipec anterior, de 26 de setembro, Lula oscilou um ponto para baixo, dentro da margem de erro (de 52% para 51%). O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, aumentou 3 pontos percentuais (de 34% para 37%). Ciro Gomes oscilou de 6% para 5% e Simone Tebet manteve os mesmos 5%.

Na situação de momento, não é possível garantir vitória no segundo turno. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e entrevistou 3008 pessoas, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em 183 municípios brasileiros. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00999/2022. Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Considerando os votos válidos, incluindo brancos e nulos, Lula aparece com 47%; Bolsonaro tem 31%; Ciro, 5%; assim como Simone Tebet – 5%.  Brancos e nulos somam 4%. Outros 3% não souberam ou não responderam.

Datafolha

O instituto Datafolha também divulgou, neste sábado, 1º, mais uma pesquisa para a Presidência. Lula aparece com 50% dos votos válidos, mesma média da rodada anterior, de 29 de setembro. Já o presidente Jair Bolsonaro marcou 36%, assim como no levantamento anterior. Simone Tebet figura com 6% (tinha 5%) e Ciro Gomes oscilou 1 ponto percentual para baixo. Tinha 6% e marcou, na nova rodada, 5%. Soraya Thronicke tem 1%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Assim como na pesquisa Ipec, não é possível afirmar que Lula venceria no 1º turno, segundo o Datafolha. Em eventual segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 54% a 38%. Não foram pesquisados outros cenários.

A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. Foram ouvidas 12,8 mil pessoas, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, em 310 municípios de todas as regiões do país. O levantamento, que tem nível de confiança de 95%, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00245/2022.

[ Mais notícias ]