Menu

Ipec: Elmano lidera com 30%; Wagner tem 29% e Roberto Cláudio aparece com 22%

Foto: Reprodução

Pela primeira vez, o candidato ao Governo do Estado do PT, Elmano de Freitas, aparece liderando uma pesquisa para as eleições deste ano. A terceira rodada da pesquisa Ipec, divulgada nesta quinta-feira, 22, mostra o petista com 30% das intenções de voto, numericamente à frente de Capitão Wagner (29%), que liderava até então – os dois estão tecnicamente empatados. O terceiro candidato na disputa, o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), aparece com 22% das intenções de voto.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O candidato Zé Batista (PSTU) e Chico Malta (PCB) figuram com 1% das intenções de votos cada. Serley Leal (UP) não pontuou. Brancos e nulos somam 9% e outros 8% disseram não saber ou não responderam.

Na última pesquisa Ipec, divulgada em 9 de setembro, Wagner figurava na liderança, com 35% das intenções de voto (6 pontos percentuais a mais). Elmano vinha em seguida, com 22%, empatado tecnicamente com Roberto Cláudio, que tinha 21%. Já no primeiro levantamento, de 1º de setembro, Wagner e Roberto Cláudio estavam tecnicamente empatados. O candidato do União Brasil tinha 32% das intenções de votos frente a 28% de Roberto Cláudio. Na ocasião, Elmano de Freitas figurava com 19%.

Leia também | Ipespe: Wagner lidera com 37% e Elmano (28%) abre vantagem sobre Roberto Cláudio (19%)

A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares e ouviu 1.200 pessoas entre os últimos dias 19 e 21 de setembro. O levantamento foi realizado pelo instituto Ipec Inteligência e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BR-02694/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob protocolo CE-03914/2022. Ao todo, foram ouvidos 1.200 eleitores, de forma presencial, em 56 municípios cearenses. O nível de confiança estimado é de 95%.

Rejeição

Os entrevistados também responderam sobre quais candidatos “não votariam de jeito nenhum”. Neste ponto, RC tem vantagem em relação aos candidatos mais bem cotados. O candidato Capitão Wagner aparece com o maior índice – 35% de rejeição. Em seguida, vem Zé Batista, com 18%. Elmano de Freitas tem 17% e Roberto Cláudio, 16%. Os candidatos Chico Malta e Serley Leal tem 15% e 11%, respectivamente. Outros 4% disseram poder votar em todos. Não souberam ou preferiram não opinar correspondem a 18% dos entrevistados.

Segundo turno

A pesquisa levantou, ainda, três possibilidades para eventual segundo turno. Em um cenário de disputa entre Elmano de Freitas e Capitão Wagner, o petista venceria por 47% a 35%. Caso a disputa fosse entre Roberto Cláudio e Wagner, o candidato do União Brasil também perderia: 43% a 35%. Em um terceiro cenário, onde disputariam o segundo turno os candidatos Elmano de Freitas e Roberto Cláudio, o petista venceria por 40% a 34%. Neste caso, os dois estão empatados se considerada a margem de erro do levantamento.

Deixe um comentário